A partir da próxima sexta-feira, o preço do litro da gasolina nos postos da Grande Florianópolis deve ficar 5 centavos mais barato. A boa notícia foi confirmada pelo Sindicato de Revendedores de Combustíveis da Grande Florianópolis (Sindicomb), que espera praticar o novo valor sobre os estoques que vão chegar aos postos para suprir a demanda do fim de semana.
Continua depois da publicidade
Confira na reportagem:
No entanto, o diretor do Sindicomb, Joel Fernandes, diz que para o consumidor perceber a mudança é preciso que as distribuidoras repassem os novos valores na próxima compra. No mês passado a Petrobras anunciou a primeira redução de preços, mas de lá pra cá os valores cobrados dos clientes foi o mesmo ou até mais alto.
“No mês passado, não pudemos baixar o valor nas bombas porque o álcool anidro, que é 27% da gasolina, está mais caro. Agora acreditamos que possamos baixar os preços”, explica. Em Florianópolis, há postos comercializando etanol a R$ 3,50 o litro, o que inviabiliza a opção deste combustível em detrimento à gasolina. Como o desempenho do álcool é menor, só vale a pena usá-lo se o valor cobrado for, no máximo, 70% do preço da alternativa fóssil.
#Gasolina pode ficar 5 centavos mais barata a partir da próxima sexta em #Florianópolis. Queda ainda depende do repasse das distribuidoras. pic.twitter.com/jXGIBU43vo
— Felipe Reis (@felipe__reis) November 9, 2016Continua depois da publicidade
A redução faz parte de uma política adotada pela Petrobras de rever mensalmente o valor cobrado nas bombas. Ela leva em consideração dois fatores: o preço do petróleo no mercado internacional e uma margem para lucro, impostos e proteção de riscos, como variações na cotação do dólar. No passado, a estatal foi criticada por não repassar os descontos durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff.