Após o governo de Santa Catarina publicar, na última sexta-feira (1º), medida provisória que oficializa a redução do ICMS da gasolina de 25% para 17%, o litro ficou mais barato a partir desta segunda-feira (4). Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), a redução é de cerca de 60 centavos.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do DC via Telegram

Segundo a última pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP), feita entre 26 de junho a 2 de julho, o preço médio da gasolina comum em Santa Catarina estava R$ 6,82 por litro.

A mudança no ICMS publicada pelo governo do Estado segue lei federal aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A legislação classifica combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo como bens e serviços essenciais. Por isso, a alíquota do imposto não pode ser superior a 17%.

Diesel mais caro

Nas últimas semanas os preços da gasolina e do diesel inverteram nos postos. Esse cenário com o diesel mais caro do que a gasolina nunca havia sido registrado no país até então pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que faz pesquisas semanais de preços nos postos de combustíveis desde 2004.

Continua depois da publicidade

A inversão foi identificada pela ANP entre os dias 19 e 25 de junho. Na última semana a média de preço do diesel em Santa Catarina era de R$ 7,55.

Isso ocorre porque o Brasil consome mais diesel do que gasolina e está cada vez mais dependente de importações no primeiro caso. A conta fica mais pesada então quando o combustível fica mais caro no mercado internacional, como acontece agora.

Leia também

Acidente com ônibus escolar no Sul de SC mata motorista e deixa mais de 20 feridos

Com exportação para o Canadá, setor de carne suína de SC espera minimizar crise​

Quatro anos após greve, caminhoneiros relatam piora de condições, sobra de vagas e descrença política

Continua depois da publicidade