Garuva ainda estava com 92,9% dos consumidores sem energia elétrica na noite desta quinta-feira (2), no Norte de Santa Catarina. O problema foi causado pelo ciclone que passou pelo Estado e deixou estragos na última terça-feira em diversas cidades. O vento chegou a 120 km/h em Joinville e uma mulher morreu em Itaiópolis após uma árvore cair sobre o carro onde ela estava. Na noite de quinta, o presidente da Celesc, Cleicio Martins Poleto, deu entrevista à rádio CBN e disse que a recuperação total da rede só deveria ocorrer no fim de semana.
Continua depois da publicidade
Às 21 horas desta quinta-feira, Garuva ainda estava com 6.490 das 7.009 unidades consumidoras sem energia. Apenas 147 estava com o abastecimento normalizado. Segundo o gerente regional da Celesc, Wagner Vogel, os danos foram de grande porte próximos da saída da subestação, o que dificulta o abastecimento do municípios por outros caminhos.
— No momento, a Celesc está com três equipes pesadas, fora as equipes leves na região, buscando a recomposição do sistema. São mais de 30 postes que vieram ao chão, trazendo uma dificuldade operacional bastante grande — explica.
Segundo a Defesa Civil, um dos postes caiu sobre um carro e uma pessoa ficou ferida. Ela dirigia na área industrial do município. Além disso, houve o destelhamento de dezenas de casas e empresas.
A previsão da Celesc é de restabelecimento da energia elétrica em parte do município ainda nesta quinta-feira, com uma maior proporção no volume de serviço durante a manhã. Porém, parte do município deve continuar sem energia até o fim de semana.
Continua depois da publicidade
A Celesc está buscando apoio das equipes de Itajaí, Blumenau, São Bento, Jaraguá do Sul e Mafra para ajudar a recompor o reabastecimento de energia em Garuva.