A Prefeitura de Garuva decretou situação de emergência por causa dos estragos causados no município pela forte chuva dos últimos dias. Segundo a Defesa Civil, as chuvas começaram às 16h43 de terça-feira (4) e, deste então, foram registrados 174 milímetros acima da chuva mensal prevista para fevereiro.

Continua depois da publicidade

De acordo com o órgão, o aumento no volume de chuvas no município é devido a atuação de um sistema de baixa pressão e circulação marítima, que trazem umidade para o Litoral Norte de Santa Catarina.

As fortes precipitações ocasionaram inundações de imóveis e vias públicas, alagamentos, erosões em residências devido ao rompimento de tubulações. A Prefeitura abriu abrigo público para atender a população e o espaço permanece aberto para quem precisar.

De acordo com o relatório da Defesa Civil, alagamentos a residência geraram perdas com mobílias, eletrodomésticos e danos em revestimentos das edificações. Escolas e Unidades de Saúde também tiveram registro de transtorno e danos causados.

VÍDEO: Avenida que liga Balneário Camboriú e Itajaí está debaixo d'água

Continua depois da publicidade

Inundação causada pela chuva dos últimos dias
Inundação causada pela chuva dos últimos dias (Foto: Prefeitura de Garuva, Divulgação)

Com base em avaliações criteriosas, a Defesa Civil sugeriu decretar situação de emergência no município e solicitou envio de documentação ao Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil para fins de conhecimento da situação e, caso haja necessidade, de ajuda complementar por parte do Governo Federal ou concessão de algum direito ou benefício federal.

No Decreto 23/2020, o prefeito de Garuva mobiliza todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução e autoriza convocação de voluntários para reforçar as ações de respostas e realização de campanhas de arrecadação de recursos.

Com a situação de emergência, está autorizado os agentes da Defesa Civil a entrar nas casas para prestar socorro em caso de risco iminente e determinar a pronta evacuação.