Um garoto catarinense de mais de 2 metros de altura vai jogar basquete na Europa. Na segunda-feira que vem (7), Vitor Hugo Farias Cardoso embarca para a Itália. Biro, como é conhecido, foi contratado por uma escola de atletas na região da Toscana, região norte do país, para se desenvolver na modalidade. Ele tem apenas 14 anos e há expectativa que chegue próximo dos 2,15 metros quando adulto.

Continua depois da publicidade

Ele cresceu no bairro Bela Vista, de São José, na Grande Florianópolis, e chamou a atenção nas aulas de educação física do colégio. Descoberto pela professora Ana Cláudia Nunes e a partir da instalação de projeto de basquete na escola Oswaldo Rodrigues Cabral, com direito à reforma da quadra por parte da federação, Vitor Hugo abraçou a modalidade e desde o ano passado integra o time Adiee/Avaí/FME. Os treinamentos são no Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis, sob a coordenação de Kenyo Nunes, que vai para a Itália com o garoto para a semana de aclimatação na cidade de Piombino.

— Na quadra, ele chama muita atenção pelo tamanho. Tem característica de atletas africanos e tem muito a crescer ainda. Esse perfil é o diferencial dele, porque tecnicamente é parecido com outros meninos. Mas é muito promissor e tem muito a aprender. O tamanho faz diferença e o aprendizado para se desenvolver ele vai ter. Vai evoluir muito, certamente — conta Kenyo.

O tamanho não permite que passe despercebido na equipe comandada pelo técnico Lucas Boaventura. Nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) foi atração no basquete e no vice-campeonato da equipe. Procurado por diferentes empresários nos últimos meses, aceitaram proposta de um grupo de Maringá (PR), que intermediou o acordo com a escola italiana que resultou em contrato assinado até 2023.

Biro vai jogar em escola da região da Toscana, no Norte de Itália
Biro vai jogar em escola da região da Toscana, no Norte de Itália (Foto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte)

—Vou com ele e acompanho por uma semana para conferir as instalações e a escola. Quatro meses depois familiares vão visitá-lo — completa Kenyo.

Continua depois da publicidade

O garoto tímido que relutou treinar no IEE, em Florianópolis, por não conhecer nada além do bairro de São José, agora tem boas chances de ser contratado por uma grande equipe da Europa. Será o trampolim para o grande sonho de qualquer jovem jogador de basquete, a NBA, maior liga de basquete do mundo. A despedida dos companheiros de Adiee/Avaí/FME será em treinamento desta sexta-feira.

Leia mais notícias sobre esporte em SC no NSC Total.