O manequim 36 e os mais de 1m75cm de altura da maioria das candidatas do Garota Verão 2013 entregam: o perfil do concurso, um dos mais tradicionais do país, mudou.
Continua depois da publicidade
Se nas edições anteriores o objetivo era valorizar a beleza feminina do Estado, neste ano vai além e busca revelar uma top nacional ou até mesmo internacional para o mercado.
FOTOS: confira o desfile na piscina
Continua depois da publicidade
A vencedora da final de sábado ganhará R$ 50 mil em trabalhos e passará a integrar o casting da agência Joy Models, de São Paulo. Para Liliana Gomes, diretora-presidente do Grupo Joy no Brasil e jurada do evento, o país só tem a ganhar com o novo formato:
– O Rio Grande do Sul é um grande exportador de modelos para o mundo, muitos nomes saem daqui.E um concurso como esse, que tem o respeito da sociedade, é muito importante, pois dá segurança às meninas que,muitas vezes,são exploradas no início da carreira ao caírem nas mãos de aventureiros.
Às 14h45min de sábado as 30 finalistas levarão para a beira-mar de Capão da Canoa noções de passarela e beleza.As lições vieram de bookers da agência, que acompanharam as meninas desde as etapas regionais, dando dicas de comportamento, alimentação, cuidados básicos e informações sobre a vida de modelo.
Continua depois da publicidade
FOTOS: confira o primeiro ensaio na passarela
Outra novidade é que o biquíni deixou de ser o traje exclusivo da grande final. As gurias protagonizarão três desfiles de moda, com figurinos casuais, e experimentarão um pouquinho da emoção da correria de um backstage com trocas de roupa e tempo cronometrado.
– O Garota Verão é um concurso clássico. E é muito motivador saber que posso seguir a carreira de modelo depois – disse a representante de Pelotas, Katherine Silveira, no teste de vídeo, a uma banca de jurados composta por importantes nomes da moda nacional e internacional,como Lanny Zenga, diretor da agência One Management NewYork.
Analisando que as concorrentes têm idade média de 15 a 20 anos, Liliana faz uma comparação do concurso com o vestibular e acrescenta:
Continua depois da publicidade
– Esta é a chance das meninas serem descobertas e se projetarem. Há 40 anos, as mulheres queriam ser misses.Atualmente,querem produzir mais. E a carreira de modelo é para pessoas inteligentes,independentes e que gostam de viajar pelo mundo.
É exatamente essa proposta que fará as moças tremerem os joelhos e brilharem os olhos, quando a primeira candidata for chamada à arena de 1,6 mil metros quadrados instalada na beira da praia. E a dica para acalmar os ânimos no grande dia vem de uma veterana, Marceli Almeida, que passará a faixa de Garota Verão neste ano:
– Tem que preparar o corpo e a mente. É preciso saber perder.