Uma menina de 6 anos está chamando a atenção do mundo. Declan Lopez mora em New Jersey nos Estados Unidos, e mesmo com uma idade baixa, impressiona com o seu QI de 138, o mesmo nível do lendário físico Albert Einstein. Assim, por ter impressionantes habilidades e interesses fora do comum para a sua idade, ela já faz parte de um seleto grupo de gênios chamado Mensa .
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Nesta reportagem, vamos contar toda a história de Declan, seus interesses e como ela está sendo lapidada sem deixar de aproveitar a infância. Além disso, vamos contar mais sobre a Mensa, esse grupo bastante seleto que contempla o topo da inteligência humana.
Descobrindo a genialidade da pequena
Apesar de estar no jardim de infância, Declan López já sabe muito bem o que gosta de estudar. “Tenho interesse em arte, matemática e geografia” afirmou a criança de 6 anos para o canal de TV norte-americano ABC. Entretanto, não é só nas matérias escolares que Lopez é destaque, ela também já lê no nível de crianças de 3ª e 4ª série do ensino fundamental.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a menina estuda em Dover, no estado de Nova Jersey, e é a grande estrela do local. “Eu gosto de estudar Força Motriz” , diz a menina para a ABC. Segundo a mãe Meachel Lopez, ela começou a notar algo diferente na filha com pouco mais de um ano. “Estávamos no aeroporto e ela começou a contar em Mandarin.” afirmou a mulher para o canal de TV.
Pode parecer que não, mas criar e desenvolver uma criança fora da curva é desafiador. Já que é necessário estimular o pequeno gênio intelectualmente sem fazer com que deixe de ser criança. “Eu quero que ela ria, brinque e cometa erros como qualquer criança de 6 anos.” afirmou Meachel para a ABC.
Entretanto, essa tarefa será bastante árdua, já que Declan Lopez já está em um lugar onde muitos de nós não podemos nem imaginar, a Mensa, sociedade que abriga os maiores gênios da humanidade.
Continua depois da publicidade
O que é a Mensa?
Agora que a gente já conhece a história da menina brilhante, vamos apresentar o que é a Mensa. De acordo com o site da filial brasileira da sociedade, ela está presente em mais de 100 países, sendo que em 40 deles a sociedade tem estrutura formal. A Mensa não tem fins lucrativos e busca identificar e fomentar a inteligência humana para o bem da sociedade.
Fundada em 1946, a Mensa admite apenas as pessoas com QI acima de 98% da população, através de testes de QI realizados com profissionais habilitados. Com mais de 100.000 membros no mundo, a sociedade promove publicações e encontros para estimular e estudar sobre a genialidade. A saber, a filial da Mensa no Brasil existe desde 2000.
Como é feito o Teste de QI
De acordo com o site da Mensa Brasil, o teste conta com 36 questões que precisam ser resolvidas em 40 minutos. As questões avaliam a capacidade de raciocínio lógico e matemático da pessoa. Portanto não exige conhecimentos de outras línguas.
Continua depois da publicidade
Por fim, o resultado é enviado de forma sigilosa para o participante. Caso atinja uma nota que fique entre os 2% mais altos, a pessoa é convidada a entrar para o seleto grupo de gênios da Mensa.
Leia também
A história do garoto que quer mudar o emoji de “nerd” da Apple
Como “pequenos gênios” brasileiros estão em sociedades internacionais de alto QI