Os estragos ocasionados pelos confrontos entre manifestantes e Brigada Militar nesta segunda-feira, em Porto Alegre podem se vistos em diversos pontos da cidade. O rastro deixado pelo protesto começa a ser desfeito no início da madrugada desta terça, com uma equipe de cerca de 70 garis que irão se espalhar pela Capital, segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Continua depois da publicidade

Na noite atribulada, a BM confirmou pelo menos 57 detenções, sendo 53 presos e quatro adolescentes apreendidos, por depredações e saques. Além de comércio, veículos estacionados nas ruas foram quebrados e saqueados por vândalos.

O DMLU informou que pelo menos 17 contêineres foram incendiados. A sede da Secretaria Municipal da Juventude, na Rua João Alfredo, foi totalmente destruída. Cinco pessoas foram levadas ao HPS com ferimentos leves.

>>> Em página especial, leia todas as notícias sobre os protestos

– Recolhemos 80 contêineres antes de os proestos começarem. Amanhã, teremos que repor, além destes, pelo menos mais 17 que foram queimados – afirmou André Carús, diretor do departamento.

Continua depois da publicidade

Confira o depoimento em vídeo:

Além de Porto Alegre, houve manifestações em outras cidades da Região Metropolitana, como Canoas e São Leopoldo, onde a BR-116 foi bloqueada por ativistas durante cerca de cinco horas. Também foram realizados protestos no interior do Estado.