Ganhar muito ou pouco peso durante a gravidez parece aumentar o risco de ter uma criança com sobrepeso ou obesa futuramente, de acordo com um estudo da Universidade de Auckland, na Califórnia, EUA.
Continua depois da publicidade
Pesquisadores revisaram os registros de saúde de 4145 mulheres americanas e racialmente diversas entre 2007 e 2009 e que, posteriormente, tiveram um bebê. Além disso, eles também analisaram os dados médicos dessas crianças, entre as idades de dois e 5 anos, e descobriram que:
– Dentre as mulheres que ganharam mais do que o peso recomendado durante a gravidez, 20,4% de seus filhos estavam com sobrepeso ou eram obesos, em comparação com 19,5% das crianças cujas mães ganharam menos do que o peso recomendado. No grupo das que ganharam peso dentro das diretrizes, 14,5% dos pequenos apresentaram o problema.
– As participantes que possuíam um Índice de Massa Corporal (IMC) normal antes da gravidez e que ganharam menos peso do que a quantidade recomendada eram 63% mais propensas a ter um filho com sobrepeso ou obeso no futuro
– Por outro lado, as voluntárias com um IMC normal antes da gravidez que tiveram um ganho de peso acima do recomendado foram 80% mais propensas a enfrentar o mesmo problema posteriormente.
Continua depois da publicidade
– A associação que encontramos entre as mulheres com peso normal que ganharam muito ou pouco peso durante a gravidez sugere que talvez isso possa ter um impacto sobre a criança durante a gravidez, que é independente de fatores genéticos- afirma a coordenadora da pesquisa, Monique Hedderson.
– Ganhar muito ou pouco peso na gestação pode afetar permanentemente mecanismos que controlam o balanço energético e o metabolismo das crianças, como o controle do apetite e o gasto energético. Isso poderia ter efeitos de longo prazo sobre o crescimento e o peso posterior dos filhos- acrescenta ela.
As diretrizes de IMC e as recomendações de ganho de peso usados no estudo são tabelados pelo Instituto de Medicina da universidade. Para as mulheres obesas ou com sobrepeso (IMC 25 ou acima), o ideal é ganhar, no máximo, até 11 kg durante a gestação; para as que possuem peso normal (IMC entre 18,5 e 25), de 11 kg a 15 kg; e para aquelas com baixo peso (IMC inferior a 18,5), de 12 kg a 18 kg.