Nesta quarta-feira (4), o tempo vai passar por várias fases, numa verdadeira “gangorra” climática em Santa Catarina. Uma frente fria começa a se aproximar e deixa o tempo instável, com chances de chuva entre a tarde e à noite, começando pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. No restante do Estado, o sol brilha entre nuvens. As rajadas de vento podem chegar a 70 quilômetros por hora, e as temperaturas máximas podem passar dos 30°C.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Antes da chuva, a umidade relativa do ar fica baixa, variando entre 20% e 35% em partes do Oeste e nos planaltos. A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda beber bastante água e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.
Imagens de satélite mostram corredor de fumaça da Amazônia voltando para SC
Como ficam as temperaturas nesta quarta
- Extremo Oeste: 12,7°C/35°C
- Oeste: 12,7°C/33,5°C
- Meio-Oeste: 11,6°C/33,3°C
- Planalto Sul: 11,2°C/31,1°C
- Litoral Sul: 11,9°C/29,6°C
- Vale do Itajaí: 12,1°C/29,5°C
- Grande Florianópolis Serrana: 12,7°C/26,2°C
- Grande Florianópolis Litorânea: 13,2°C/24,9°C
- Planalto Norte: 11,3°C/32,1°C
- Litoral Norte: 14°C/24,7°C
Continua depois da publicidade
Frente fria avança na quinta-feira
Ao longo da quinta-feira (5), a frente fria avança pelo Estado, provocando chuva e temporais em todo o território. No entanto, até o final da noite, o sistema se afasta e o tempo estabiliza em todas as áreas.
Os ventos predominam entre fracos e moderados, mas as rajadas podem chegar a até 70 quilômetros por hora no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, com risco baixo a moderado para ocorrências como queda de galhos, árvores e postes de energia.
No amanhecer, as temperaturas ficam entre 14°C e 16°C em Florianópolis, no Baixo e Médio Vale do Itajaí e no Litoral norte. No restante do Estado, podem chegar a 9°C. As máximas não sobem tanto em relação aos últimos dias, alcançando no máximo 21°C.
O mar fica agitado na costa catarinense, com ondas de sul entre 2 e 2,5 metros, e picos de até 3 metros em alto mar. O risco é moderado em relação à agitação marítima.
Continua depois da publicidade
Leia também
SC registra 1,3 mil focos de incêndio em 2024 e supera total do ano passado
SC envia bombeiros para ajudar no combate a incêndios no Pantanal
Clima de deserto: DF registra umidade mais baixa da história nesta terça-feira