Esses dias, tive o prazer de conversar com o Jean Vermelho, como é conhecido pelos amigos por causa do cabelo ruivo. Ele é um gamer catarinense que ficou tetraplégico depois de um acidente de moto e agora voltou a jogar videogames após descobrir e adquirir um joystick especial que permite que ele controle o jogo com sopros.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Assistindo ao Jean nas redes sociais, dá para ver o quanto ele arrasa no Fortnite. Num papo mais aprofundado sobre games, ele contou também como começou a gostar do hobby e qual foi o primeiro jogo que ele fechou com o quadstick, o controle especial.

O começo da vida gamer do Jean foi com os saudosos Mega Drive e Nintendo 64, quando ele tinha por volta de 9 anos. Depois, veio o Playstation 2.
— Sempre fui muito dos games, desde novo. Participei de campeonatos de PES [Pro Evolution Soccer], juntava no fim de semana na casa de amigos — diz.
Continua depois da publicidade
Das memórias mais antigas, ele puxou que gostava muito de Super Mario 64 e dos jogos de futebol.
Aos 18 anos, um acidente de moto interrompeu a vida gamer de Jean. Ele conta que os jogos fizeram falta após o acidente.
— Todos os meus amigos me perguntavam: “Ah, Vermelho, tu não sentes falta de voltar a andar?”. Ter eu tinha, mas a única falta que eu sentia era jogar videogame. Agora eu tinha tempo, mas não conseguiria mais jogar — relatou.
Há dois anos, porém, ele encontrou a solução. Em uma live no Facebook, viu outro jogador jogando com o quadstick e tratou de adquirir um. Para saber como o equipamento funciona, veja o vídeo abaixo.
A adaptação inicial não foi tão simples, mas ele persistiu:
— Foi bem difícil, levei uma semana só para aprender a configurar. Não vem pronto. Para cada jogo, tem que baixar um sistema, tem que configurar uma planilha. Levei uma semana só para aprender a configurar as planilhas e de três a quatro meses para pegar a adaptação.
Continua depois da publicidade

O primeiro jogo que ele zerou com o quadstick foi Ryse: Son of Rome.
— Gostei. A história é boa — resume.
Desde então, foram diversos games jogados com o equipamento, desde os jogos online PUBG, CS GO, DayZ, Farlight 84, Deadside e Call of Duty: Warzone até os de corrida Need for Speed e Forza Horizon. Sem esquecer do futebol, com Fifa e eFootball.
Convencido pelos amigos, Jean agora transmite as jogatinas ao vivo na internet e já ganhou 50 mil seguidores em uma semana no Tik Tok. Ele conta que usar esse sucesso também para ajudar outros jogadores com alguma deficiência.
— Tenho um projeto. Quero crescer e achar alguma empresa, ou várias, para trazer uns 10 controles por ano — diz.
Continua depois da publicidade