Um gambá nada comum foi resgatado em uma casa de São Francisco do Sul no último fim de semana. Com parte do corpo totalmente branco, o animal era metade albino, uma condição rara.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Conforme o biólogo Carlos Rocha, o albinismo é uma variação genética rara, que se dá quando o organismo não produz a melanina, a qual gera a pigmentação corporal nos indivíduos.

Cobra entre as mais venenosas do Brasil é encontrada dentro de gaveta em Jaraguá do Sul

Continua depois da publicidade

O animal raro foi resgatado em uma casa da avenida Jaime Ernesto de Oliveira, no bairro Itaguaçu. Wesley Henrique, coordenador do Grupo de Operações e Resgate (GOR) em São Francisco do Sul, conta que ele estava bem, mas havia entrado na área comum da residência e a moradora, com medo, acabou acionando o resgate.

O biólogo destaca que o salvamento de animais silvestres são importantíssimo para o ecossistema, pois desempenham o papel de equilíbrio na natureza.

— Os gambás são animais oportunistas, alimentam-se de frutos e até outros animais, sendo uma espécie dispersora e controladora da cadeia alimentar, alimentando-se de animais muitas das vezes prejudiciais para a saúde humana — destaca.

Segundo Wesley, o gambá é a espécie que mais demanda resgate entre os animais silvestres. No geral, as equipes acabam fazendo mais ações de salvamento de animais domésticos, principalmente cães de rua.

Continua depois da publicidade

— Hoje trabalhamos com resgate de animais domésticos, como cães e gatos, em situação de rua e que necessitem de atendimento veterinário. Realizamos também resgate de animais silvestres que estejam em residências ou em alguma situação que provoque risco ao animal ou a segurança das pessoas — ressalta.

Veja vídeo do gambá raro

Leia também

Dezenas de golfinhos aparecem em praia do Norte de SC: “Nunca vi, primeira vez aqui”

“Guardiões das toninhas”: projeto de SC atua para salvar espécie de golfinho da extinção

Fotos antigas mostram como começou multinacional de SC conhecida como “fábrica de bilionários”