Há 10 anos, um despretensioso vídeo protagonizado por uma simpática galinha azul era postado em uma plataforma ainda pouco utilizada pelo grande público, o YouTube. E foi preciso menos de seis meses para a tal Galinha Pintadinha colocar seus primeiros ovos de ouro: mais de 500 mil visualizações e muitos pedidos de bis vindos do público. Agora, a personagem de sucesso criada por Juliano Prado e Marcos Luporini chega aos cinemas em Galinha Pintadinha mini na telona. O tamanho do fenômeno é tal que o filme ganhou ares de estreia blockbuster: a pré-venda de ingressos se iniciou há um mês pelo site ingresso.com.

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O êxito de uma década da Galinha reflete o trabalho árduo da dupla de amigos que se conheceu em Campinas. Mas Prado não vê problema em admitir: tudo se iniciou mesmo com um golpe de sorte.

– É uma trajetória surpreendente. Fizemos um clipe e queríamos mostrar para as produtoras. Não tínhamos tempo nem dinheiro para mandar o vídeo-piloto para uma reunião de negócios, por isso subimos no YouTube. Assim veio o sucesso, as pessoas pediam mais – conta o administrador.

Juliano Prado (à esquerda) e Marcos Luporini são os criadores da personagem
Juliano Prado (à esquerda) e Marcos Luporini são os criadores da personagem (Foto: Bromélia Produções / Divulgação)

A partir daí, a Galinha Pintadinha virou multimídia: DVDs, aplicativo de smartphone, tradução para outros idiomas, produtos e espetáculos passaram a fazer parte do universo da personagem, que atinge o público de zero a seis anos. Apesar do sucesso, os criadores ainda fazem questão de participar de perto do processo de produção.

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– A gente concentra bastante o trabalho. Tanto nos clipes como na série nova, os roteiros são nossos – explica Prado. – Criação, para a gente, é um grande prazer, é a parte gostosa. Mas pode ser que tenhamos colaboradores, porque é bem pesado.

A série à qual o criador se refere é a base para o filme que os fãs podem ver no cinema – uma espécie de pré-estreia do novo projeto. Com 26 episódios de 11 minutos cada, a nova leva deve chegar às plataformas digitais em janeiro. E a produção traz novidades do design à narrativa. A animação costuma ter o formato de clipe focado no cancioneiro popular, mas, agora, mostrará histórias envolvendo a personagem.

– Queremos que a Galinha Pintadinha vire um clássico. A gente quer ser como a Mônica, que dura gerações – ambiciona.

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A animação em números

– Seis meses após o lançamento do primeiro vídeo no YouTube, em 2006, a Galinha pintadinha já tinha alcançado a marca de 500 mil visualizações.

– Em 2009, ganhou um aplicativo que já teve mais de 40 milhões de downloads.

– A Galinha tem quatro DVDs com mais de 2,5 milhões de cópias vendidas.

– Em 2016, alcançou a marca de 5 bilhões de visualizações no YouTube em seus canais em português e espanhol.

– Também tem 600 itens licenciados, movimentando mais de US$ 300 milhões ao ano no varejo (dado de 2014).

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– A marca está entre as cem que mais faturam com licenciamento no mundo, segundo a Revista License! Global.

– A animação já foi traduzida para idiomas como espanhol, inglês e italiano.

– Em ranking de 2015, o vídeo Pintinho Amarelinho era o mais visto da história do YouTube no Brasil.

SEXTA-FEIRA

Cinemark Barra 3 (14h20, 16h)

Cinemark Ipiranga 7 (14h20, 16h)

GNC Iguatemi 3 (16h)

GNC Praia de Belas 3 (15h30)

SÁBADO E DOMINGO

Cinemark Barra 3 (12h40, 14h20, 16h)

Cinemark Ipiranga 7 (14h20, 16h)

GNC Iguatemi 3 (16h)

GNC Praia de Belas 3 (15h30)

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