A Galeria de Arte Victor Kursancew, integrante da Casa da Cultura de Joinville, estreia a exposição “Referencial Abstrato”. Assinada pelo artista Luciano da Costa Pereira, a mostra inicia no sábado, 28 de julho.
Continua depois da publicidade
A exposição reúne pela primeira vez os trabalhos produzidos por Costa Pereira nos últimos três anos e propõe um percurso visual pela atuação do artista, entre a pesquisa pessoal no ateliê e também as práticas como professor de desenho e pintura.
— Apesar de sugerir figuras familiares ao olhar, ‘Referencial Abstrato’ é uma exposição orientada não pelo tema dos trabalhos, mas pelos processos que Costa Pereira cumpre ao produzir arte. Seus modos de operação materializam-se em formatos e suportes variados e exploram indistintamente o desenho, a colagem e a pintura — explica o curador, Gleber Pieniz.
A exposição partiu de um convite feito ao artista pelo Conselho Consultivo da Galeria Victor Kursancew e faz parte do calendário de comemorações pelos 50 anos da Escola de Artes Fritz Alt (EAFA), da Casa da Cultura, onde Costa Pereira trabalha desde o ano 2000.
Sobre o autor:
Continua depois da publicidade
Natural de Mogi Mirim (SP), Costa Pereira aprendeu com o pai o necessário para iniciar-se no mundo das artes e vem aprimorando esse conhecimento em cursos e oficinas com outros artistas e curadores. É formado em Design com especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades, e atua como professor de pintura na EAFA. Em sua trajetória profissional, intercala exposições individuais e coletivas com a atuação docente e com a gestão de instituições como o Museu de Arte de Joinville (MAJ), a Galeria de Arte Victor Kursancew e o Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).
SERVIÇO:
O quê? Exposição Referencial Abstrato.
Quando? Inicia em 28 de julho e segue até o dia 31 de agosto, no horário de segundas e sextas-feiras, das 8 às 17 horas; e às terças, quartas e quintas-feiras, das 8 às 21 horas.
Onde? Galeria Victor Kursancew fica na rua Dona Francisca, 800, nobairro Saguaçu, junto a Casa da Cultura
Quanto? A visitação é gratuita.