Promotores de Justiça e policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Lages, Florianópolis, Itajaí, Criciúma, Joinville e Chapecó, com o apoio do Instituto Geral de Perícias (IGP), cumpriram 10 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira, no Oeste e no Meio-Oeste de Santa Catarina. Os nomes dos detidos não foram divulgados.
Continua depois da publicidade
A Operação Resposta Certa, deflagrada pelo Gaeco de Lages com base no que foi apurado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Tangará, investiga supostos crimes de fraudes em licitações e crimes contra a administração pública, em especial corrupção, com a participação direta de servidores públicos da Prefeitura de Ibiam, que agiam, segundo a investigação, em conluio com empresários da região.
De acordo com o Gaeco, o esquema, liderado por um agente público, operava também fraudes em concursos públicos, privilegiando determinados candidatos e apadrinhados políticos, mediante o repasse de gabaritos – o que inspirou o nome da operação em curso.
Continua depois da publicidade
Os mandados, expedidos pelo Poder Judiciário de Tangará, foram cumpridos nesta quarta nos municípios de Ibiam, Campos Novos, Videira, Herval d’Oeste, Joaçaba, Luzerna, Chapecó e Xanxerê.
O Gaeco é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda.