A advogada criminalista, influenciadora e apresentadora da CNN Brasil, Gabriela Prioli, debateu as pesquisas eleitorais nesta sexta-feira (5), no Startup Summit 2022, em Florianópolis. Em sua palestra “Menos emoção, mais razão”, que contou com audiência de quase 11,4 mil pessoas online, ela discutiu a metodologia das pesquisas, para que seja possível identificar se houve manipulação de resultado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Gabriela Prioli iniciou a palestra destacando a importância dos feedbacks para saber o que realmente é verdade ou apenas nossa imaginação, ou nosso desejo.
— Receber um feedback negativo é bom, porque dá a chance da gente melhorar. Quando a gente não tem a resposta do mundo, a gente sempre pode acreditar no que desejamos construir dela […] A gente quer verdade, ou quer confete? — questionou.
Pesquisas eleitorais
Após dar um contexto geral sobre o tema, Gabriela Prioli citou duas pesquisas eleitorais feitas em julho de 2022 sobre os candidatos à presidência. Esses exemplos foram usados para identificar as diferenças na metodologia, que nem sempre significam manipulação.
Continua depois da publicidade
A primeira, uma pesquisa do Ipespe, mostrou que Lula venceria Bolsonaro no segundo turno. A segunda, do Datafolha, aponta o petista como vencedor já no primeiro.
Gabriela Prioli destacou que, embora tenham resultados diferentes, não significa que uma das pesquisas está errada. A diferença no meio que as pessoas foram ouvidas (por telefone ou abordadas na rua) reflete no resultado.
A influenciadora a palestra destacando que, quando os resultados não agradam, seja nas eleições deste ano, ou qualquer outra área das nossas vidas, não adianta “fingir” um um cenário utópico. Resta aceitar. Mas podemos trabalhar para construir um cenário diferente para o futuro.
Leia também
Startup Summit traz mundo da tecnologia e inovação do país para Florianópolis
Continua depois da publicidade
“Mulheres deveriam ser encorajadas a empreender”, diz americana referência em startups em SC
Startups de SC revelam os segredos para se tornarem milionárias em menos de 10 anos