O Hang Loose Pro Contest – 30 anos terá mais uma grande estrela mundial na disputa. Gabriel Medina confirmou nesta quarta-feira (26)a participação na etapa que começa na próxima terça (1º) na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Com Medina, o evento contará com os dois brasileiros campeões mundiais de surfe, já que o paulista radicado na Ilha Adriano de Souza, o Mineirinho, já havia confirmado participação no evento.

Continua depois da publicidade

A informação foi anunciada pelo executivo da WSL (Liga Mundial deSurfe) para a América do Sul, Xande Fontes.

— Vai ser legal competir em Floripa, uma onda que gosto muito e que traz ótimas recordações — destacou Gabriel, lembrando do título mundial pro júnior, que o surfista conquistou em 2013 na praia do Leste da Ilha.

Ainda em ondas catarinenses, Gabriel tem outras grandes conquistas internacionais: em 2009, na Praia Mole, também em Florianópolis; e 2011, em Imbituba. Esses títulos abriram o caminho para o acesso do paulista à elite mundial.

Na última sexta-feira, Medina deu adeus ao sonho do bicampeonato em 2016. Ele foi eliminado do Rip Curl Pro Portugal. O título foi conquistado de forma antecipado pelo havaiano John John Florense.

Continua depois da publicidade

Já a competição da Joaquina contará com outros 10 top do circuito mundial que também irão disputar os 6 mil pontos oferecidos ao campeão. Essa pontuação é importante para a definição dos surfistas que se classificam para a elite do surfe mundial em 2017.

Competição celebra 30 anos da estreia na Joaquina

O Hang Loose Pro Contest retorna à praia da Joaquina para comemorar as três décadas do campeonato inesquecível de 1986, que trouxe o Circuito Mundial de volta para o Brasil e ficou marcado na história do surfe brasileiro. Era a primeira vez que uma etapa válida pelo título mundial acontecia na Ilha de Santa Catarina e uma multidão superlotou a praia naquela primeira semana de setembro, para assistir grandes estrelas do esporte, ao vivo.

A Joaca teve ondas de 8-10 pés para completar o cenário perfeito de muita festa e show de surfe em Florianópolis. O Hang Loose Pro Contest 2016 foi confirmado pela WSL South America para os dias 1 a 6 de novembro e será a última etapa com status QS 6000, antes do encerramento da temporada da World Surf League no Havaí.