O governo do Gabão distribuiu televisões e facilitou a compra de equipamentos que permitem captar o sinal das partidas do Mundial da África do Sul para que a população possa acompanhar as partidas, informaram fontes oficiais em um comunicado. O governo também pediu aos dirigentes administrativos de 17 cidades do país que facilitem o acesso das pessoas aos televisões.

Continua depois da publicidade

Em Bangladesh, o governo incentivou um racionamento de energia para torcedores verem o Mundial. As companhias públicas de energia de Bangladesh pediram às fábricas e empresas de Daca que interrompam suas atividades durante as horas de pique de consumo para que os torcedores possam acompanhar as partidas do Mundial-2010 sem correr o risco de apagões.

As duas empresas que alimentam a eletricidade a cidade reagiram assim às violentas manifestações de telespectadores, que protestaram furiosos por ter sofrido um apagão em plena partida da Argentina ante a Nigéria no sábado.

O apagão fez os torcedores saírem às ruas para mostrar seu aborrecimento e viraram dezenas de carros, atacando, inclusive, inúmeros postes elétricos. As autoridades reforçaram a segurança em torno das centrais elétricas e centros de distribuição, em previsão de novos incidentes.

Continua depois da publicidade