O presidente russo Vladimir Putin afirmou nesta sexta-feira, durante a abertura da reunião do G-20, que o desafio das principais potências industrializadas e emergentes reunidas em Moscou, é de propor medidas para tirar a economia mundial do estancamento.

Continua depois da publicidade

– O principal desafio que o G-20 tem é saber se mostrar eficaz para propor medidas de desenvolvimento em longo prazo, se sabe propor uma política que tire a economia mundial do estancamento e da incerteza para colocá-la numa trajetória firme de crescimento – declarou Putin.

Esta é a primeira reunião do G-20 organizada pela Rússia, que este ano preside o fórum, que termina em setembro com uma reunião de cúpula dos chefes de Estado e de Governo em São Petersburgo. Para o presidente russo, a Rússia propõe que a reunião do G-20 se concentre nas tarefas fundamentais do fórum.

– É preciso a garantia de um crescimento equilibrado e a criação de empregos, o estímulo aos investimentos, o reforço da transparência e uma regulação eficaz – declarou.

Continua depois da publicidade