Jaguaruna tem uma história muito rica e um futuro promissor. Apesar de nascer na cidade vizinha Tubarão, criei-me neste pedaço de chão. Assim adotei o município como casa e terra. O patrimônio histórico da cidade abriga o maior sambaqui do mundo, localizado na comunidade de Garopaba do Sul. Hoje ela é protegida por diversos órgãos ambientais.

Continua depois da publicidade

Com sua extensa faixa territorial, a cidade, como poucas no Estado, tem aproximadamente 37 km de praias. A diversidade dos balneários, dos mais agitados no verão até os criados para descanso, é um atrativo para esta região estupenda onde é bom viver. A Lagoa do Arroio Corrente e o Chuveirão, cartões postais locais, só ressaltam a beleza natural desta terra encantada.

Outro destaque tradicional no município é a Festa do Divino Espírito Santo, que já tem mais de 100 anos. A tradição católica, ainda muito forte na cidade, é prestigiada todos os anos em uma bela festa, fazendo muitos se encantarem com a beleza da ocasião. Combinando tranquilidade com possibilidade de apreciar diversas belezas naturais, quem vem morar aqui dificilmente quer ir embora.

O acolhimento é uma marca registrada desse povo, que tem a fama de trabalhador. Mas para quem pensa que Jaguaruna só tem história, também se engana. A cidade tem um futuro promissor pela frente. O extenso território facilitará a instalação de empreendimentos importantes, beneficiando toda a região. O gerenciamento costeiro, o plano diretor e a fiscalização dos órgãos ambientais permitirão um desenvolvimento sustentável. Por fim, o aeroporto regional, uma obra esperada por todo o Sul de Santa Catarina, abrirá o aminho para o futuro que Jaguaruna merece.

Fala do prefeito

Continua depois da publicidade

– O orgulho se torna maior pela garra e vontade do povo – Luiz Arnaldo Napoli

Saiba mais

População: 17.695 habitantes

Localização: Sul, a 21 km de Tubarão

Área: 329,37 quilômetros quadrados

Emancipação: 4/11/1930

Características: economia baseada na agricultura e na pecuária

Atrativos: turismo de veraneio e ecológico

Particularidades: possui 37 km de balneário

Curiosidades: Jaguaruna é inspirada nos jaguares pretos que andavam pela região na chegada dos primeiros habitantes em 1830

Pontos turísticos: as praias: Chuveirão, Lagoa de Arroio Corrente, Laje da Jagua e Barra do Camacho