Do lado de fora do Estádio do Orlando Scarpelli, na última quinta-feira, em frente ao portão três, duas torcedores esperavam ansiosas por Fernandes. Após uma manhã puxada de treinos, o maior artilheiro do Figueirense foi até o carro das meninas e, com paciência e atenção, autografou a camisa de uma delas e bateu fotos. Assim é o maior ídolo dos 91 anos do clube, querido pelos torcedores.
Continua depois da publicidade
Fernandes está no Furacão há 14 anos, um história vitoriosa que pode ter um ponto final hoje. O jogador espera uma resposta da direção se vai ou não renovar seu contrato. Os jogadores da próxima temporada terão um perfil diferente, Wilson, também ídolo do clube, e Julio Cesar já não fazem parte dos planos. Agora é a vez de Fernandes descobrir seu destino. É provável que seja longe de Florianópolis.
O eterno camisa 10 do Furacão não quer se aposentar. A ideia é atuar, no mínimo, mais um ano e reavaliar suas condições físicas e mentais para saber se vai ou não prolongar a vitoriosa carreira. Mesmo com a provável saída, Fernandes está satisfeito por tudo que fez no clube catarinense _ seis títulos estaduais, vice-campeão da Copa do Brasil e dois acessos para a Série A.
A relação dele com a torcida é tão grande que até virou tema de um trabalho de conclusão de curso, da estudante Mariah Rila da Silva, da oitava fase de jornalismo da Faculdade Estácio de Sá, em São José. Ela apresenta um trabalho todo dedicado aos 14 anos de Fernandes no Figueirense, o que só mostra o respeito que a torcida tem pelo jogador. Além disto, desde o dia 23 de março Fernandes é cidadão honorário de Florianópolis. Fica difícil deixar a cidade.
Fernan10 em números
Continua depois da publicidade
Maior artilheiro do clube com 108 gol
403 jogos com a camisa alvinegra
Dois acessos para a Série A (2001 e 2010)
Seis títulos estaduais (1999, 2002, 2003, 2004, 2006 e 2008)