Um inverno rigoroso no futebol da Arábia Saudita. Desde que Cristiano Ronaldo chegou para jogar no Al-Nassr, em janeiro de 2023, o projeto de transformar o país em um dos principais centros do futebol mundial parece ter colocado o pé no freio, segundo informações do jornal AS.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Quem são os craques insatisfeitos com o futebol na Arábia Saudita
No último verão saudita (junho a setembro de 2023) a Saudi Pro League gastou 1 bilhão de euros, que equivale quase R$ 5 milhões. Porém, agora na janela de transferências do inverno, o único gasto significativo ficou por conta do Al-Hilal que pagou 23 milhões de euros (R$ 123 milhões) ao Marselha pela contratação de Renan Lodi.
Continua depois da publicidade
Veja imagens de Neymar no Al-Hilal
O que explica a época de “vacas magras” no futebol da Arábia Saudita
As contratações milionárias dos clubes árabes se deram a partir do projeto do príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman Bin Abdulaziz Al Saud. Com a intenção de transformar a Arábia Saudita no país do futebol, o magnata fez uma injeção de dinheiro nunca antes vista na modalidade.
“Al” o quê? Entenda o que significam os nomes dos times árabes
O plano foi executado através do Fundo de Investimento Público (PIF), que é proprietário de quatro grandes clubes do futebol árabe: Al Hilal, Al Nassr, Al Ittihad e Al Ahly, que juntos gastaram mais de 1 bilhão de euros no verão de 2023.
Com tanto dinheiro, além de Cristiano Ronaldo, nomes como Neymar, Benzema, Sadio Mané, Firmino e outros chegaram aos quatro grandes árabes. Agora, a época das “vacas gordas” na Arábia Saudita parecem ter acabado.
Continua depois da publicidade
A explicação para isso foi que no início de janeiro, o PIF estabeleceu um limite de contratações e deixou a decisão de novas contratações por conta dos clubes. Sem o apoio do fundo, os gastos diminuíram consideravelmente. Além da chegada iminente de Rakitic ao Al Shabab, nenhum outro movimento deve ser feito até o encerramento da janela.
Assista também
*Pablo Brito é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC