Um Fusca 1970 boiando dentro do açude de uma casa chama a atenção de quem passa pela BR-282, em Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. O proprietário do veículo, Alex Steffens, contou ao g1 SC que o carro passou de geração a geração. Hoje, “decora” o terreno da família. O lago tem cerca de 2 metros de profundidade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Diário Catarinense no Telegram

Steffens, de 26 anos, comprou o carro de um tio, para usar o motor e componentes da suspenão em uma “gaiola”, um veículo artesanal geralmente produzido a partir do chassi de um carro original, para corridas na terra.

Segundo ele, o carro ainda estava em condições de rodar quando foi comprado e desmontado. Porém, a família decidiu dar baixa nos documentos do veículo, pois o jovem apenas precisava do motor dele. Para que a lataria não fosse totalmente destruída, Alex decidiu não vender o que restou para o ferro-velho. A ideia inical era colocar o carro no jardim da casa e plantar flores dentro dele. No fim, o jovem usou a criatividade e inovou deixando o Fusca decorando o açude. 

— A partir daí começou o planejamento de como faríamos isso. Depois de várias tentativas e quedas do Fusca na água, conseguimos fazer ele boiar com ajuda de quatro tambores plásticos de 200 litros. Para ficar no meio do açude, ancoramos com uma corrente e um pedaço de ferro — explica.

Continua depois da publicidade

“Caçadora de neve” tenta ver fenômeno na Serra de SC pela quarta vez

O veículo está há 10 anos no local e desde que foi colocado, pessoas param para tirar fotos dele, segundo o relato de Alex ao g1. O Fusca também serve como ponto de localização. 

— Poucos sabem onde fica a linha Centro-Oeste. É só falar do Fusca no açude que já se localizam — comenta.

— O Fusca foi útil para muitas pessoas. Por anos serviu de carro de passeio para um tio meu, seguindo para outro tio, que usou como equipamento de trabalho. E, por fim, nas minhas mãos utilizei a mecânica para uso construtivo da gaiola — finaliza.

Veja as fotos do fusca no açude

*Com informações de g1

Leia também

Pelo menos nove cidades de SC amanhecem com temperaturas abaixo de 0°C

São Joaquim suspende aulas por conta do frio intenso

Após registro de neve em SC, temperatura despenca em todo o Estado