Um furto de fios de cobre deixou os semáforos que ficam de frente para o Centreventos Cau Hansen e o Sesc sem funcionar na manhã desta terça-feira (8) em Joinville. Por causa do crime, a energia em parte da Avenida Beira-rio precisou ser interrompida para que as equipes da Celesc fizessem o conserto. O trânsito no local foi afetado.
Continua depois da publicidade
Até o meio-dia, o sistema ainda não havia sido restabelecido.
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A Polícia Militar foi acionada por volta das 8h e, no local, na Rua Itaiópolis, esquina com a Orestes Guimarães, os policiais encontraram caixas de energia instaladas no chão abertas, com parte da fiação cortada.

Segundo a Celesc, cerca de 300 metros de fiação foram levados durante a madrugada. A maior parte destes cabos, conforme a central, atendiam o fornecimento de energia dos semáforos e iluminação pública. No entanto, além disso, outras dez unidades consumidoras da região também foram afetadas.
Continua depois da publicidade
Comunidade faz apelo por proteção após furtos de fios de energia no Centro de Joinville
Na noite anterior, inclusive, outros mil metros de cabos já haviam sido furtados no mesmo local. Mas, conforme a Celesc, os equipamentos foram repostos durante a noite de segunda-feira (7).
A PM realiza buscas pela região na tentativa de localizar o suspeito pelo furto. Até o fechamento desta matéria, ninguém havia sido localizado.

Na semana passada, moradores e comerciantes das ruas Alexandre Dohler e Dona Francisca fizeram um apelo por segurança já que, no cruzamento, o crime tornou-se constante.
Na madrugada de quinta-feira (3), um cartório da Rua Dona Francisca sofreu uma tentativa de furto. Na semana anterior, o mesmo cartório teve a placa indicativa furtada também.
Continua depois da publicidade
Prejuízos
Em nota, a Celesc informou que atua frequentemente em fiscalizações conjuntas com outras instituições para tentar coibir a prática de furto de materiais elétricos. A central de energia alerta que, nessas ocorrências, os criminosos se expõem ao risco de choque elétrico ao ficar em contato com cabos e demais materiais utilizados nas instalações para revendê-los em estabelecimentos clandestinos, que fazem a receptação dos equipamentos roubados.
A colaboração dos consumidores no combate a essa prática é importante e pode ser feita por meio de denúncias, segundo a Celesc. Em caso de furto, é necessário contatar imediatamente a Celesc pelo 0800-048-0196, além de registrar um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil.
Após o registro do consumidor, a Celesc faz a reposição dos cabos de condução de energia elétrica.
Leia também
Rua dos Suíços recebe asfalto depois de 14 anos de espera da comunidade em Joinville
Presidente do JEC afirma que permanece no cargo após boatos de renúncia
Mais de 240 kg de cocaína são apreendidos no Porto de Itapoá em carga que iria à Itália