A tentativa de furto de fios de cobre na subestação da Celesc no bairro Fazenda, em Itajaí, deixou 24804 unidades sem energia elétrica por duas horas na noite desta quarta-feira em Itajaí e Camboriú. De acordo com o gerente da divisão técnica da Celesc na cidade, Luiz Carlos Xavier, o invasor levou uma descarga elétrica e marcas de sangue e um boné queimado foram encontrados na subestação. Ele conseguiu fugir antes da chegada dos técnicos.

Continua depois da publicidade

Curta a página do Sol Diário no Facebook

O apagão iniciou às 20h20 e afetou os bairros Fazenda e Centro, em Itajaí, e Monte Alegre, Taboleiro e Canhanduba em Camboriú. Dos três transformadores de força usados na subestação, dois foram desativados com a tentativa desastrada de furto. Como a unidade não possui câmeras de segurança ou vigilantes, não foi possível precisar quantas pessoas participaram do crime.

Xavier afirma que um processo para a contratação de vigilantes durante a noite e instalação de alarmes já está em andamento. O gerente alerta que qualquer ação dentro de uma subestação da Celesc sem os equipamentos de segurança adequados é de alto risco. No ano passado, um homem morreu ao tentar furtar fios de cobre em uma unidade de Camboriú.

Continua depois da publicidade