A Federação Internacional de Ginástica (FIG) divulgou nesta sexta-feira que a ginasta Daiane dos Santos foi flagrada em um exame antidoping realizado em julho, fora de competição. O teste da atleta deu positivo para furosemida, um diurético proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada) por dificultar a constatação de esteroides e outras substâncias dopantes nos exames. A furosemida também é utilizada como uma forma de perder peso. A atleta pode pegar até dois anos de suspensão.

Continua depois da publicidade

Também conhecido pelo nome comercial Lasix, a furosemida é um medicamento da classe dos diuréticos, que aumenta de forma intensa a excreção de urina e sódio pelo organismo.

Como medicamento, a furosemida é indicada no combate ao edema (por exemplo, pulmonar) associado a diversas patologias, como a insuficiência cardíaca ou doença hepática e renal. Pode ser usada em casos de oligúria (diminuição da produção de urina) por insuficiência renal, e na correção urgente da hipercalemia (existência de grande concentração de potássio no sangue).

Efeitos colaterais frequentes:

Sede

Continua depois da publicidade

Boca seca (xerostomia)

Alterações gastro-intestinais (náuseas, vômitos)

Hipotensão, taquicardia ou arritmia

Dor ou cansaço muscular, ou cãibras

Fraqueza generalizada (astenia)

Letargia

Tonturas

Agitação