A Furb divulgou nesta terça-feira uma nota em que afirma que vai investigar o caso em que cinco estudantes universitários aparecem em fotos com calças pretas, jalecos e estetoscópios fazendo um gesto com as mãos em referência à genitália feminina.
Continua depois da publicidade
A fotografia foi tirada em frente ao Teatro Carlos Gomes, no Centro de Blumenau, e caiu nas redes sociais na segunda-feira. A imagem rendeu muitas reações e comentários em páginas de coletivos feministas e de apoiadores do movimento no Facebook. (Veja a imagem aqui)
Em nota, a Furb disse que “ao tomar conhecimento de imagem veiculada nas redes sociais de alguns estudantes em postura ofensiva à sociedade, incompatível com os valores que regem a instituição, repudia o episódio.”
O caso foi similar ao que ocorreu no Espírito Santo, onde 12 estudantes da Universidade de Vila Velha aparecem em fotos vestindo jalecos, com as calças abaixadas até o tornozelo e fazendo gestos obscenos com as mãos.
Continua depois da publicidade
No estado do Sudeste, a universidade começou a ouvir os estudantes, que poderão ser punidos verbalmente e até expulsos.O caso foi denunciado ao Conselho Regional de Medicina do Espiríto Santos, que cobrou punição aos envolvidos por parte da universidade.