A prefeitura de Gaspar e a Furb firmaram um convênio nesta terça-feira, dia 6, para a análise da qualidade de combustível dos postos de abastecimento do município. As ações serão coordenadas pelo Procon e os custos pagos com dinheiro do fundo de multas do órgão de defesa do consumidor.
Continua depois da publicidade
Representantes do Laboratório de Análises de Combustíveis fizeram uma demonstração de como será a coleta do material. Tudo é feito de forma sigilosa, uma vez que não é enviada a identificação do posto, apenas um código para que o Procon possa referenciar após o resultado.
O tempo médio para a emissão do relatório é de aproximadamente 10 dias. Em casos urgentes é possível obter o resultado em até 24 horas.
A fiscalização dos combustíveis será prioritariamente por meio de denúncias. No entanto, o objetivo é fazer uma análise de cada posto da cidade até o final do ano. Os combustíveis analisados serão a gasolina, óleo diesel e álcool.
– Nosso laboratório é um dos credenciados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e garantimos o sigilo e a idoneidade do processo – destacou Marcia Cristina Espindola, reitora da Furb.
O Laboratório de Análises de Combustíveis da Furb é reconhecido nacionalmente e é responsável pela fiscalização dos combustíveis analisados em Santa Catarina e também no Paraná.
Continua depois da publicidade