Um prontuário eletrônico será apresentado na tarde desta quinta-feira pela Secretaria de Saúde e pelo Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) da Furb a funcionários da rede pública de saúde. O software que recebeu o nome de Pronto passa o prontuário da sua forma física, em papel, para um sistema de cadastro online.

Continua depois da publicidade

Com ele, as unidades de saúde terão integradas informações dos pacientes atendidos nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), Ambulatórios Gerais e Policlínica. O software, que está em operação de forma experimental desde agosto de 2012 na ESF Lothar Franz, no Bairro Itoupava Norte, foi desenvolvido por 21 pesquisadores, entre eles, 17 alunos da Furb.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Lanzarin, a prefeitura investiu cerca de R$ 1, 3 milhão no projeto, incluindo software, equipamentos e equipe do projeto. Lanzarin relata que o projeto foi encaminhado ao Ministério da Saúde e aguarda verba de R$6 milhões para ser implantado em toda a cidade. No futuro, os municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) devem adotar o Pronto.

Professor do Departamento de Computação da Furb que desenvolveu o programa, Mauro Marcelo Mattos explica que o Pronto impacta na gestão de saúde, no repasse de verbas, além da integração e agilidade das informações. O secretário de Saúde acrescenta que o prontuário eletrônico deve evitar fraudes no acesso ao SUS, uma vez que alguns usuários tentam usar os serviços em unidades diferentes.

Continua depois da publicidade

Além do prontuário de atendimento médico, o Pronto também contempla informações de atendimentos odontológicos e de fornecimento de remédios pelas farmácias. Segundo Lanzarin, no futuro, deve servir de fonte para consulta de outras secretarias, como a de Obras e de Assistência Social.