Mais espaço para o pedestre e menos para o carro. Casas antigas preservadas, transformadas em ponto de encontro com mesinhas na calçada. Um bom lugar para viver e atrativo para o turista. É o que propõe o projeto do Distrito Turístico de Blumenau, elaborado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Furb através de um convênio firmado entre a universidade e a prefeitura, que investiu R$ 152 mil. A proposta foi apresentada na tarde desta segunda-feira no auditório da Vila Germânica e mostrou as conclusões da análise feita na região e as ideias dos profissionais para transformar a área e expandir a Vila Germânica durante os próximos 30 anos.

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Apesar da apresentação ter impressionado os presentes, entre eles os secretários de Turismo, Ricardo Stodieck, de Planejamento, Alexandre Gevaerd, e de Desenvolvimento Econômico, Jorge Cenci, são poucas as ações que podem ocorrer a curto prazo. Além disso, o governo também deve contar com a participação dos empresários para viabilizar o projeto:

– Essa proposta agora vai ficar em avaliação durante mais uns 20 dias até ser finalizada, e a Secretaria de Planejamento e o governo como um todo vão poder ver o que vai ser apropriado. Seguramente, tem muita lógica o que foi proposto: não estamos interferindo em grandes propriedades privadas, são questões pontuais para aumentar as áreas públicas. De resto é incentivar o setor privado a investir em equipamentos turísticos aqui, que ele acredite no modelo.

O projeto, coordenado pelo professor Christian Krambeck, foi apresentado pela equipe que o elaborou. Os objetivos principais são a valorização do pedestre, com menos carros circulando e estacionados nas vias principais; a transformação do entorno do Parque Vila Germânica em espaço referência para moradia e trabalho e a consolidação da região como roteiro turístico, fazendo com que os visitantes permaneçam na região, acabando com a sazonalidade.

A área analisada compreende a região delimitada pelas ruas Almirante Tamandaré, Marechal Deodoro, Humberto de Campos, João Pessoa, Alberto Stein e 7 de Setembro. As propostas para as mudanças foram baseadas em quatro eixos: pessoas, ambiental, turismo e densidade. No primeiro a ideia é transformar os espaços urbanos dando prioridade a quem vive nos locais e à preservação.

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Na rua João Pessoa, por exemplo, a proposta prevê a retirada do estacionamento para ruas transversais, o alargamento das calçadas, a implantação de ciclovias e o incentivo ao uso diversificado dos imóveis, com foco na gastronomia. Outra proposta é um parque linear ao longo do ribeirão da Velha.

Outra ideia de transformação é fazer da rua Alberto Stein uma Via Turística: um calçadão multifuncional que seria usado para os desfiles e comemorações de cidade, sendo uma continuidade do parque Ramiro Ruediger. A ideia a curto prazo seria reduzir o espaço para veículos durante a semana e fechar para o tráfego aos finais de semana. No futuro, a proposta prevê o fechamento permanente da Alberto Stein para o tráfego em frente à Vila Germânica, transformando a área em um calçadão.

Há outros pontos previstos, como o rebaixamento da rua Humberto de Campos, transformando o cruzamento em uma trincheira e livrando a Alberto Stein do tráfego, e a implantação de novos equipamentos como o Mercado Público, o Centro de Eventos, um Complexo Multiuso (Praça de Negócios) e um edifício garagem com capacidade para 1,2 mil veículos para suprir a demanda das vagas públicas que seriam retiradas.