Dois animais chegaram à Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente) na última quarta-feira (16), em Jaraguá do Sul: um filhote de furão nativo (galictis cuja) e uma lontra (galictis cuja). Segundo a fundação, essas espécies não são comumente encontradas na região de Jaraguá.
Continua depois da publicidade
Christian Raboch, biólogo da Fujama, conta que este é o primeiro resgate de uma lontra adulta em cinco anos, e o terceiro furão no mesmo período.
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O furão não foi resgatado pela fundação e sim por uma moradora de Jaraguá do Sul. O cachorro da mulher começou a latir e perseguir um furão, uma fêmea que deixou o filhote para trás. A senhora então, cuidou do bichinho por alguns dias antes de levá-lo até a Fujama.

– Ele começou a crescer e ela trouxe para nós. O problema é que agora o bicho é muito manso e não temos como soltar, ele não sabe se virar na natureza. – explica Christian. Agora, a fundação está procurando um centro de animais para enviar o filhote.
Continua depois da publicidade
Já a lontra foi encontrada em frente a uma casa, no bairro Ribeirão Molha. O animal estava muito debilitado e foi levado a uma clínica veterinário. Não se sabe exatamente o que aconteceu com a lontra, mas após checar seus níveis de glicose no sangue, descobriram que ela já estava a alguns dias sem se alimentar.

A lontra segue internada, recebeu glicose e soro para se recuperar, e deve ser devolvida à natureza ainda nesta quinta-feira (17).
*Sob supervisão de Raquel Vieira.
Leia mais:
> Família encontra cobra em cozinha no norte de SC: “Peguei pela ponta do rabo”
> Homem confunde gato-do-mato com animal doméstico e o pega no colo em Jaraguá do Sul