Depois de suspensão de oito voos entre o Brasil e Nova York no domingo, nesta segunda-feira outros 14 com destino aos Estados Unidos poderão ser cancelados pelas companhias aéreas devido à aproximação do furacão Sandy da costa leste do país. Ao todo, mais de 7,4 mil voos com destino a Nova York, Washington e Filadélfia foram cancelados.
Continua depois da publicidade
O maior número de cancelamentos atinge a American Airlines, com três partidas (duas de Garulhos, em São Paulo, e uma do Galeão, no Rio). A TAM suspendeu dois voos (um partindo do Rio e outro de São Paulo) e confirmou o cancelamento de outros dois que sairiam hoje de Nova York com destino ao Rio de Janeiro e a São Paulo.
Pela manhã, dois voos procedentes dos Estados Unidos – um da TAM, vindo de Nova York, e outro da Delta Airlines, que saiu de Atlanta – aterrissaram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, segundo a Infraero. Um terceiro avião, da American Airlines, tinha pouso esperado para as 10h55min.
Dos seis voos com destino aos Estados Unidos que deveriam partir do terminal paulista, três já estão cancelados (dois da American Airlines e um da TAM) e outros três (dois da United Airlines e um da Delta) ainda não têm confirmação de decolagem, de acordo com a Infraero de Guarulhos.
No aeroporto do Galeão, no Rio, dos oito voos com destino aos EUA, três foram cancelados (dois da TAM e um da American Airlines) e apenas um (da TAM), com destino a Orlando, na Flórida, tinha decolagem confirmada. Outros quatro voos – dois para Miami, um para Washington e outro para Atlanta – ainda não foram confirmados pelas companhias aéreas, segundo a Infraero. Mesmo assim, as conexões para Nova York estão canceladas.
Continua depois da publicidade
Além dos dois voos que já aterrissaram no Brasil, outros oitos têm chegada prevista dos EUA nesta segunda. Dois são da American Airlines, que partiram de Miami, mas estão atrasados.
Anac orienta passageiros a entrar em contato com companhia área
Em Brasília, das três decolagens previstas com destino aos EUA nesta segunda-feira, apenas um, da American, com destino a Miami, está confirmada – e mesmo assim está atrasada. As outras duas – da TAM, com destino a Miami, e da Delta, com destino a Atlanta – continuam previstos, mas sem confirmação das companhias aéreas. Dos três voos que chegarão dos EUA, um já pousou em Brasília.
A Agência Nacional de Avião (Anac) alertou os passageiros que, em casos de atrasos, o transportador deve assegurar a assistência material, acesso à comunicação a partir de uma hora de atraso e à alimentação a partir de duas horas de atraso. Passadas quatro horas de atraso, o passageiro deve receber acomodação ou acesso a um translado para aqueles que estiverem na localidade da residência.
Em caso de cancelamento, o passageiro tem duas opções: reacomodação em outro voo ou reembolso do valor integral pago da passagem aérea. Os passageiros podem entrar em contato com a Anac pelos site da agência ( www.anac.gov.br) ou pelo telefone 0800 725 4445, que funciona 24 horas por dia.
Continua depois da publicidade