A passagem do furacão Milton pela Flórida já é catastrófica. Até o começa da tarde desta quinta-feira (10), número de mortes em decorrência do fenômeno já chega a 12 pessoas, segundo o governador do estado norte-americano, Ron DeSantis. Várias cidades ficaram alagadas e mais de 3,3 milhões de pessoas estão sem acesso à energia elétrica, segundo a emissora de TV americana, NBC.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O furacão tocou o solo na noite de quarta-feira (9), próximo de Siesta Key e Sarasota, na costa oeste da Flórida. Nesta quinta, o olho do furacão já havia deixado o estado em direção ao Oceano Atlântico.
Família catarinense se prepara para chegada do furacão Milton, na Flórida
Antes de atingir a Flórida, o furacão chegou a ser classificado como categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson, com ventos de mais de 252 quilômetros por hora. No entanto, perdeu força e chegou em terra como categoria 3, com ventos de cerca de 144 quilômetros por hora. Mesmo assim, deixou para trás um rastro de destruição.
Continua depois da publicidade
De Milton a Katrina: Conheça todos os nomes de furacões e como eles são escolhidos
Com a passagem do furacão, cidades também sofrem com alagamentos. Casas inteiras ficaram submersas, e moradores que não haviam saído foram evacuados de barco.
— A tempestade foi significativa, mas, felizmente, não foi o pior cenário — disse o governador da Flórida, Ron DeSantis, em entrevista a repórteres locais. — Ele perdeu força antes de tocar o solo e a tempestade, como dito inicialmente, não foi tão significativa quanto foi visto no Furacão Helene.
Na noite de quarta para quinta-feira, mais de 80 mil pessoas foram levadas para abrigos públicos. Equipes de busca e resgate salvaram famílias inteiras e animais de estimação. Até as 6h30min, horário locais, ao menos 48 pessoas foram resgatadas.
O presidente Joe Biden também mobilizou equipes federais para auxiliar em áreas afetadas, como mais de mil membros da Guarda Costeira.
Continua depois da publicidade
— Se abriguem até que as autoridades locais digam que é seguro sair — disse o presidente norte-americano.
Mais de 3 mil voos foram cancelados ou adiados devido à tempestade, e os aeroportos foram fechados.
Pela manhã desta quinta (10), o furacão Milton caiu para categoria 1, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.
Veja a destruição deixada pelo furacão Milton
*Com informações do g1 e da NBC.
Leia também
De Milton a Katrina: Conheça todos os nomes de furacões e como eles são escolhidos
Vinte anos depois, passagem do Furacão Catarina permanece na memória de catarinenses