O estado norte-americano da Flórida se prepara para a chegada de um segundo furacão em uma semana. Agora, o furacão Milton deve gerar a maior evacuação de moradores nos últimos oito anos nos Estados Unidos. O fenômeno avança rapidamente e deve alcançar a Flórida na quarta-feira (9), segundo previsões preliminares do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A Flórida ainda se recupera da passagem do furacão Helene, que passou pelo Estado entre os dias 28 e 29 de setembro, e deixou um saldo de 230 mortos e um rastro de destruição por cinco estados norte-americanos. O Helene alcançou categoria 4, e se tornou o mais mortal desde o Katrina, em 2005.
Furacão Helene já é classificado como um dos mais mortais nos Estados Unidos
Agora, o furacão Milton já alcançou categoria 5, a máxima da escala, conforme o NHC. O fenômeno se formou no fim de semana, no Caribe, e além da Flórida deve afetar também parte do México. Nesta segunda-feira (7), o furacão estava a cerca de 1,1 mil quilômetros a sudoeste de Tampa, cidade com 398 mil habitantes na costa da Flórida. Conforme as últimas medições, os ventos já chegam a até 280 quilômetros por hora.
Continua depois da publicidade
Após Tampa, o fenômeno deve seguir para Orlando. Antes disso, deve passar pela península de Yucatán, no México. O rápido avanço e crescimento do furacão fez o presidente Joe Biden anunciar estado de emergência em toda a Flórida nesta segunda-feira (7).
Apesar do avanço rápido e do curto espaço de tempo entre um furacão e outro, o chefe da Agência Federal para a Gestão de Emergências, Deanne Criswell, disse que as autoridades federais estão “absolutamente preparadas” para enfrentar a nova tempestade.
Leia também
Temperaturas quentes e bloqueio atmosférico: como o Furacão Catarina se formou
FOTOS: Vinte anos depois, passagem do Furacão Catarina permanece na memória de catarinenses