Pneus, gabinetes de computadores e cadeiras, além de outros entulhos, foram retirados do fundo do Canal da Barra da Lagoa da Conceição na manhã do sábado. Em torno de 20 mergulhadores foram fundo para retirar o lixo jogado pela comunidade num dos locais que mais atrai turistas não só no verão como no ano todo. Nos anos anteriores a mesma ação retirou mais de 71 toneladas de lixo que poderia ter sido destinado a locais corretos de coleta.
Continua depois da publicidade
O trabalho foi realizado pela Associação Náutica (Acatmar) para abrir a temporada de verão, em parceria com prefeitura, ONGs e voluntários. “Este é um trabalho que nos deixa orgulhoso, sendo vital para a preservação da vida marinha na região”, declarou o presidente da entidade Mané Ferrari.
O projeto iniciou em 2014, focado em pontos de grande concentração de lanchas de passeio, barcos pesqueiros e praias. A iniciativa desde sábado é a quarta etapa da quinta temporada – que já passou por Bombinhas, Ilha do Arvoredo e Governador Celso Ramos. Atividades educacionais são realizadas durante o ano, mas ainda falta consciência dos moradores, segundo Mané Ferrari.
“Na Ilha do Arvoredo retiramos do fundo até mesmo um carrinho de bebê. Como foi parar lá, não sabemos”, disse o presidente da entidade. Outra ação que inicia durante a Semana do Limpeza dos Mares é a revitalização da praça Paulo Gil Alves, o velho lobo do mar que sempre admirou e cuidou do Canal da Barra da Lagoa.
Continua depois da publicidade