O próximo domingo (5) é marcado pelo Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos. A data é utilizada para alertar a população sobre seu uso correto dos remédios, conforme a orientação de profissionais de saúde e autoridades sanitárias.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Por isso, durante todo o mês de maio, a fundação Pró-Rim realiza ações para conscientizar a comunidade com campanhas intensificadas, matérias especiais no site, materiais em Podcast (Pró-Rim Cast) e publicações no Instagram sobre os riscos da automedicação.
A responsável pelo serviço de farmácia da Pró-Rim, Rafaela Sierth, alerta sobre os perigos do uso de medicamentos sem acompanhamento médico ou de profissionais da saúde.
A automedicação pode trazer diversos riscos como intoxicações, dependências, reações alérgicas, problemas no fígado e até mesmo intensificar os sintomas de uma doença.
Continua depois da publicidade
— Usar os medicamentos indevidos para o tratamento de dengue (por exemplo), pode fazer com que a doença evolua para casos mais graves, como dengue hemorrágica — explica.
Em um período de epidemia de dengue e doenças respiratórias em Joinville, Rafaela lembra: é importante procurar atendimento médico em caso de qualquer sintoma.
Ouça a entrevista completa de Rafaela Sierth à rádio CBN Joinville:
Leia também
Joinville registra recorde de acidentes com motos em 2024
VÍDEO: “Total imprudência”, diz empresa de trem após batida com ônibus em Joinville
Por que sinos de igrejas de Joinville vão tocar 200 vezes nesta sexta-feira