Se 2014 foi um ano de grandes eventos, 2015 não deve deixar a desejar. Ontem, a Fundação Municipal de Esportes de Jaraguá do Sul divulgou o calendário oficial para este ano, apontando que os próximos meses serão repletos de atividades, atendendo aos mais diferentes gêneros esportivos e de lazer. A cada mês, um evento de maior destaque ocorre, acompanhado de outros que completam a agenda. Dinâmico, o calendário ainda deve ser acrescido de outras atividades ao longo do ano. Por enquanto, mais de 70 eventos importantes já foram confirmados.

Continua depois da publicidade

:: Confira outras notícias de Jaraguá do Sul e região ::

Em fevereiro, o destaque é para o começo do 33º Varzeano, que deve ser ainda maior neste ano. Em março, a Taça Brasil de Futsal deve fazer balançar as redes dos ginásios. No fim de abril, um evento que une música e natureza: o Eco Radical – Festival (Bicho Grilo) de Bandas Alternativas. Já em maio, o Campeonato Catarinense de Taekwondo traz as lutas para a cidade. E o primeiro semestre fecha, em junho, com a Copa Brasil de Karatê e uma novidade para a cidade: o Brasileiro de Cross Triathlon de Mountain Bike, que ocorre no Parque Malwee.

Continua depois da publicidade

No segundo semestre, o céu deve se tornar palco de um espetáculo com a chegada do 7º Anjos da Guarda Fest, da Aeronáutica, Marinha e Exército Brasileiros. Nesse mesmo mês, quando a cidade comemora 139 anos, diversos eventos serão organizados, de Hockey ao Festival de Revoada, com voos sobre a cidade, e o Rally Transcatarina.

Para agosto, uma novidade na agenda: a criação do Jaraguá Open Fights, que deve reunir diversas modalidades de luta na Arena Jaraguá. Em setembro, o 20º Motogiro reúne os amantes de motocicletas, enquanto em outubro o Parque Malwee volta a sediar a Copa Malwee de Triathlon, em sua quinta edição. Novembro é um mês dedicado ao lazer com o Natal dos Encantos, mas também reserva atividades para os esportistas, como o Aberto de Natação e o Encontro de Polos de Voleibol. Já em dezembro, apenas um evento está confirmado, encerrando o ano com um Pedal de Confraternização pela cidade.

Ao longo de todo o ano os jaraguaenses também podem aproveitar para conhecer a cidade e região por meio do esporte. Canoagem, cicloturismo e caminhadas ocorrem mensalmente, com percursos que exploram a natureza da cidade e são abertos ao público. Basta atentar para as datas e fazer as inscrições com antecedência – a canoagem, principalmente, costuma ser disputada, já que o número de botes ainda é pequeno.

Eventos de grande porte ainda não confirmados

O que ainda não está confirmado, porém, são os dois grandes eventos que marcaram o ano de 2014: os jogos de vôlei da Liga Mundial e o UFC. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Esportes e Turismo, Jean Leutprecht, os dois estão sendo negociados.

Continua depois da publicidade

O UFC teve uma mudança no calendário e a expectativa é que o evento volte a ocorrer na Arena, no segundo semestre no ano. A confirmação deve vir no começo de março.

Quanto aos eventos ligados à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), havia confirmação de uma etapa do campeonato sul-americano, porém a disputa será sediada em outro país da América do Sul. Receber uma partida da Liga Mundial ou do Grand Prix (feminino) ainda está sendo analisado. Outro evento que ainda não está no calendário, mas que deve ocorrer novamente, é o Festival de Balonismo da Marisol.

Inaugurações programadas

Jean Leutprecht ainda anunciou que neste ano deve contar com novos espaços para o esporte e lazer na cidade. A revitalização da área externa na Arena Jaraguá deve começar, além de pequenas manutenções no prédio. No fim deste mês, o campo do Santo Antônio deve ser finalizado e está prevista para maio a reabertura da pista de atletismo do Tifa Martins. A FME também assumiu a obra do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Jean afirma que o planejamento para a retomada da construção ainda depende de prazos, porém a expectativa é ter o prédio pronto até julho.

Outra novidade para o ano é o plano de criação de novas áreas de lazer na cidade. No bairro Ilha da Figueira, um terreno já foi destinado para sediar uma praça, que será integrada à futura Via Verde, outro projeto municipal. O prefeito Dieter Janssen ainda acrescentou que um terreno no bairro Nereu Ramos deve ser comprado para fim semelhante: a criação de um parque para a população. Jean também anunciou a reforma em 15 parques infantis da cidade, assim como a continuidade de busca de verba para o asfaltamento do acesso ao Morro Boa Vista.

Continua depois da publicidade