No dia 29 de julho de 1987, há 33 anos, era criada na Capital a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes com intuito de promover ações culturais e fomentar políticas públicas para zelar pelo patrimônio cultural material e imaterial da região. A data celebrada nesta quarta-feira, será lembrada com a exibição do documentário Franklin Cascaes – Histórias do Mestre Cascaes, produzido pela SetCom Produtora Audiovisual, e que conta a história do artista que dá nome para fundação.

Continua depois da publicidade

> Leia também: Plataforma IDCult fará mapeamento do setor cultural de Florianópolis e análise do impacto da Covid-19

Com a necessidade de isolamento social, a ação será através dos perfis oficiais da Fundação no Instagram e Facebook. Franklin Cascaes dedicou sua vida ao estudo da cultura, incluindo aspectos folclóricos, culturais, suas lendas e superstições. Usou uma linguagem fonética para retratar a fala do povo no cotidiano.

A entidade tem proposto atividades, mesmo durante a pandemia, com intuito de afirmar uma cultura múltipla, permanente e mais inclusiva em prol do acesso aos cidadãos, e agora também de forma virtual através de suas redes sociais.

> Leia também: Filme feito em Joinville entra no ranking dos mais assistidos na Netflix

Continua depois da publicidade

Em ação recente, a Fundação Franklin Cascaes também assinou o contrato para os reparos e reforma do Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição. Espaço que faz parte dos equipamentos culturais da cidade.