A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes (Fuman) está concluindo a instalação de duas passarelas ecológicas e um mirante na orla marítima do bairro Meia Praia.

Continua depois da publicidade

As obras estão sendo feitas por meio de compensações ambientais impostas às empresas instaladas no município e têm por objetivo preservar a vegetação das dunas, além de garantir a acessibilidade de cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência física.

De acordo com o superintendente da Fuman, Paulo Celso Mafra, as passarelas ecológicas são suspensas e construídas com madeira cultivada e tratada, com garantia de 10 anos. Elas são instaladas em pontos estratégicos da praia, levando em consideração a preservação da restinga e dunas, a distância uma das outras e os locais onde circulam o maior número de banhistas.

– Uma já está pronta e a outra passarela que vai contar com um mirante para os guarda-vidas, está em fase de conclusão. Já no começo de maio iniciaremos a construção de mais uma passarela ecológica, desta vez no bairro São Pedro, próximo a Faculdade Sinergia, onde antigamente havia um quiosque – diz Mafra.

O superintendente informa, ainda, que a medida vem de encontro ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre o município e o Ministério Público Federal. Este TAC obrigou o município a retirar todas as quiosques da praia e substituir os caminhos de pedra por passarelas suspensas, além de recompor a vegetação nativa nestes locais.

Continua depois da publicidade