Horas antes do último voo do antigo terminal do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, marcado para 0h50min, o clima é de despedida entre funcionários e passageiros na noite desta segunda (30). De um lado, a expectativa pela nova estrutura no Sul da Ilha de SC, que passa a operar na terça (1º). De outro, o momento do adeus entre quem fez amigos e viveu anos felizes no local.
Continua depois da publicidade
Leia tudo o que você precisa saber sobre o novo aeroporto de Florianópolis
A vendedora Aline Ferreira, 33 anos, representa bem a mistura de sentimentos provocada pela mudança. Ela trabalha em uma loja de artesanatos e continuará na mesma empresa no novo aeroporto. Está feliz com a novidade, mas, ao mesmo tempo, revela tristeza ao se despedir.
— Hoje, quando cheguei aqui, senti um vazio. Sou moradora do bairro, fiz muitos amigos, e alguns deles não vão para lá [no novo terminal]. É complicado, num aeroporto pequeno todo mundo se conhece. No outro, vai ser diferente — diz.
Inaugurado em 1976 com 2.985 metros quadrados, o antigo terminal passou por ampliações em 1988, 2000 e 2010, mas já operava no limite. O local recebia cerca de 4 milhões de embarques e desembarques por ano. Na alta temporada, época de maior movimento, eram 16 mil usuários diariamente.
Continua depois da publicidade
O empresário Alencar Hoinoski, proprietário de uma loja de acessórios para celular, diz que não sentirá saudades. Enquanto termina de empacotar os itens que serão levados para a loja do novo aeroporto, elenca os motivos do otimismo.
— Um acesso mais fácil, sem filas, com mais opções de gastronomia. A expectativa é aumentar o faturamento — comenta Alencar, que já atuava no aeroporto antigo há seis anos.
Perto das 21h desta segunda-feira, o movimento no antigo terminal já era bem menor que o comum. Algumas lojas se anteciparam à mudança e fecharam antes. No saguão, quiosques vazios e poucos passageiros.
— Notei que estava diferente quando cheguei aqui. Não tinha onde sentar, um clima de mudança — comenta Ana Rejane Feitosa, 53 anos.
Continua depois da publicidade
A auxiliar de serviço mora na Capital há 10 anos e aguardava o voo com destino ao Ceará, onde irá visitar a família.
— Quando eu voltar, já será no novo aeroporto. Espero que seja melhor, mas eu gostava desse aqui — diz Ana Rejane.

O aposentado Sérgio Cruz Nunes Vieira, 67 anos, aproveitou para fazer uma foto do saguão.
— A expectativa é que o novo seja melhor, mais moderno. Mas quis guardar um último registro deste aqui. Apesar dos problemas, a lembrança será boa — comenta.
Continua depois da publicidade
Já entre os funcionários de um café que fechava as portas, o clima era de tristeza. Entre lágrimas e abraços, eles se despediam uns dos outros, pois o negócio não irá se mudar para o novo aeroporto.
— Essa hora é de cortar o coração da gente, mas o sentimento é de gratidão. Foi um grande aprendizado — afirma a auxiliar de compras Kátia Alves de Carvalho, 35 anos, ao lado dos colegas Gabriela Sabatini e Márcio Vinícius.

Última saída e chegada
A despedida definitiva do terminal está marcada para 0h50min desta terça-feira (1º), quando pousa o voo 2786 da Azul, vindo do Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo.
A última decolagem ocorreu por volta da 00h10min, com o voo 4039, também da Azul, que seguiu para Chapecó. Na sequência, dez aeronaves que estavam no pátio do antigo terminal foram transferidas para o novo aeroporto, de onde devem decolar para diferentes destinos nesta terça.
Continua depois da publicidade
Depois disso, o antigo terminal será desativado, e o futuro da área está em aberto. A Floripa Airport ainda estuda o que será feito no prédio. Inicialmente, parte da estrutura será utilizada para apoiar os trabalhos do terminal de cargas do novo aeroporto.
Novo terminal passa a operar nesta terça
As operações no novo terminal de passageiros do Aeroporto de Florianópolis, quatro vezes maior que o anterior, iniciam na madrugada desta terça (1º). O espaço foi inaugurado oficialmente na noite de sábado (28), com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes. No domingo (29), o local foi aberto para visitação do público e contou com show da banda Dazaranha e da Orquestra Camerata.