Quem procurou atendimento no Centro de Saúde (CS) do bairro Saco Grande, em Florianópolis, teve que dar meia-volta e tentar outra unidade de saúde na Capital. Funcionários do prédio interromperam os trabalhos nesta quinta-feira por causa de uma reforma que se arrasta há um ano local e estaria prejudicando as condições de atendimento.
Continua depois da publicidade
O secretário municipal de Saúde, Carlos Daniel Moutinho Jr, reuniu-se no final da manhã dessa quinta-feira para tentar resolver o impasse. Sem resultado, eles devem voltar a discutir a situação na sexta-feira – a fim de tentar normalizar as atividades na semana que vem.
A obra, orçada em R$ 293 mil, já está com cinco meses de atraso na entrega.
Com a filha Milena, de apenas 10 meses, com suspeita de virose, o casal Marrony Silva e Mariane Pereira foi até o posto de saúde do Saco Grande hoje de manhã, mas encontrou o local fechado, com vários funcionários na frente do prédio.
Continua depois da publicidade
– Não sabia da paralisação. Agora vamos ter que ir no posto de Canasvieiras, então todos os compromissos da manhã já estão cancelados – diz Marrony.
Poeira e salas com o ar-condicionado sem funcionar são algumas das reclamações dos servidores de saúde que trabalham no local, que atende 10 mil pessoas por mês, principalmente moradores dos bairros Saco Grande e Monte Verde. O motivo da paralisação seria o atraso na obra, que deveria ter sido concluída em setembro do ano passado.
O Portal da Transparência da Prefeitura informa que o contrato de reforma do CS Saco Grande, nº 307/2014, orçado em R$ 293.305,61, começou em março do ano passado e deveria ser concluído 150 dias depois, em setembro. No entanto, dois aditivos de prazo – um estendendo a obra até dezembro do mesmo ano e o seguinte até março de 2015 – já foram aprovados pela prefeitura, que admite uma nova prorrogação pelo menos até abril.
Continua depois da publicidade
Por causa da paralisação no CS, a Secretaria indica que a população procure a UPA de Canasvieiras em caso de atendimento de emergência.
Posto não vai funcionar na sexta-feira
Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informou que uma parte do prédio que estava em reforma passará a funcionar a partir da próxima semana. Por isso, uma interrupção no atendimento já estava prevista para a sexta-feira, para a transferência de equipamentos de sala. Além disso, o local voltará a fazer atendimento odontológico, interrompido desde dezembro do ano passado. Segue a nota:
– Em nenhum momento a reforma da unidade trouxe prejuízos à população, que continuou sendo atendida no local. A secretaria lamenta a paralisação, que irá afetar a comunidade, e está tomando as providências para que a empreiteira mantenha o prazo combinado. O CS Saco Grande teve a data de inauguração da reforma adiada para abril devido a problemas ocasionados pela empresa prestadora do serviço.
Continua depois da publicidade
A reportagem tentou contato com a Reflexo Empreiteira Mão de Obra Ltda, responsável pela reforma do CS, mas ninguém quis comentar o atraso.