Funcionários do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, passaram mal depois de uma dedetização no setor de radiologia para acabar com a presença de ratos. Eles afirmam que a situação se arrasta há dias e que o cheiro forte de produtos químicos acabou causando a intoxicação. As informações são da NSC TV e do G1 Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

O caso veio à tona depois que os funcionários registraram um boletim de ocorrência na última quinta-feira. De acordo com um dos denunciantes, pelo menos quatro colegas tiveram reações depois de várias horas de exposição ao cheiro forte. Eles foram atendidos no próprio hospital e uma funcionária foi afastada do trabalho.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que há um contrato com uma empresa para dedetizações mensais de acordo com as determinações legais, mas negou que haja uma infestação de roedores. Entretanto, funcionários e pacientes relatam terem visto ratos no setor de radiologia. No mês passado, inclusive, foi comunicado à direção do hospital que um rato havia caído do forro em cima de um paciente.

— Há umas três semanas a gente percebeu a incidência de ratos no forro do setor de diagnóstico de imagem da radiologia, principalmente no setor de raio-x. A gente solicitou que fosse averiguada a situação. A direção tomou providência e na semana passada começamos a sentir um cheiro fortíssimo de veneno — disse um funcionário à NSC TV.

Continua depois da publicidade

O Ministério Público recebeu uma denúncia pela Ouvidoria e a Promotoria tem até 15 dias pra avaliar se instaura um procedimento. A Secretaria de Saúde não se manifestou sobre o cheiro forte e nem sobre os funcionários que passaram mal.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis