A reunião entre o Prefeito de Palhoça Camilo Martins e os profissionais do Centro de Triagem, que colocou fim ao estado de greve que era mantido desde terça-feira, teve que aguardar a partida da Seleção Brasileira pela Copa das Confederações. Cerca de 1,5 hora mais tarde que o combinado.
Continua depois da publicidade
Mesmo sem o vale transporte ou o reajuste salarial de 8 % por ano trabalhado (desde setembro de 2009), principais reivindicações, os profissionais resolveram retomar as atividades do Centri, que funciona como Pronto Atendimento 24 horas sem ter legislação para tal.
De acordo com representante dos 72 funcionários do local, o único acordo feito foi uma unificação do contrato de técnicos enfermeiros e um acréscimo por produtividade para os médicos.
Centri – de Provisório a PA 24h
Continua depois da publicidade
Criado provisoriamente para atender a demanda durante o surto de H1N1, no inverno de 2009, o Centri foi mantido em funcionamento por determinação do Ministério da Saúde, mas passou a funcionar como Pronto Atendimento 24 horas, com um fluxo de 300 pacientes por dia (média).
Secretário pede calma
Ainda na terça-feira, o secretário municipal de Saúde, Rosinei de Souza Horácio, afirmou que os profissionais do Centri vão ser transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento 24h _ no Bairro Bela Vista, em Palhoça, assim que a obra estiver finalizada, dentro de três meses. Mas durante a reunião desta quarta-feira, o prefeito Camilo Martins não garantiu que vá fazer a transferência dos profissionais, que são contratados via processo seletivo.