Confesso que estou muito preocupado com as greves da Comcap. Sim, as greves, pois elas têm acontecido com muita frequência e são resolvidas de maneira tão rápida que reafirma a inutilidade real. Ora, se o que é reivindicado pode ser concedido tão rapidamente, falta diálogo ou bom senso. Ou, talvez, os dois. E por parte de “patrões” e empregados. Alguém tem de mostrar inteligência emocional e resolver a questão antes que ela ocorra. Quanto às denúncias dos empregados de que os caminhões da Comcap estão sucateados, basta parar ao lado de um deles num semáforo para perceber que os trabalhadores têm razão…

Continua depois da publicidade

Saudades daquela Kombi

Aprendi a dirigir numa Kombi 59 de meu pai, última série alemã importada para o Brasil. A carroceria era até um pouquinho mais comprida do que a similar nacional, que começou a ser fabricada em São Bernardo do Campo no início dos anos 60. As opções para a aprendizagem eram a pista do aeroporto de Tupã (inoperante para aviões e, portanto, um parque de diversões para quem estava aprendendo a dirigir) ou a estrada de terra que ligava Tupã a Rinópolis. Foi um árduo período – como não havia a obrigatoriedade de passar por autoescolas naquela época, era assim que os jovens buscavam a habilidade suficiente para poder prestar o exame e chegar à tão sonhada CNH. Recentemente encontrei esta maravilhosa Kombi num posto da cidade e não me contive. Após cumprimentar o proprietário pelo capricho, fui obrigado a tirar fotos para matar as saudades da Kombi e de meu querido pai.

Contorno inócuo?

Continua depois da publicidade

O leitor Alex Rocha opina que o Contorno Viário não vai melhorar o trânsito na BR-101. Ele justifica: “Caro Mário, sou morador da praia da Pinheira e trabalho no Estreito. Enfrento o pior trecho da BR-101 nos piores horários, que são pela manhã, no sentido norte, e à tarde, no sentido sul. Não precisa ser engenheiro de tráfego pra saber que o engarrafamento não é provocado por caminhões e sim pelo trânsito local. Portanto, esse tal anel viário de que tanto se fala não vai levar a nada se não forem concluídas as marginais”. Até é possível que com esse trânsito que o Alex pega, não perceba a importância do Contorno, mas só com a retidada dos veículos pesados do trecho Biguaçu/Palhoça, certamente haverá redução significativa dos veículos na rodovia.