Funcionários de um posto de combustíveis da cidade de Lages, na Serra Catarinense, geraram revolta nesta segunda-feira (22), após serem filmados recolhendo cães de rua e os colocando em um caminhão.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A forma como os trabalhadores estavam capturando os animais causou grande polêmica nas redes sociais, pelo jeito que os animais estavam sendo conduzidos para dentro do veículo pelos funcionários.

Criação ilegal com galos de raça para rinhas é fechada durante operação em SC

Veja os cachorros sendo colocados dentro do caminhão

Continua depois da publicidade

Depois do ocorrido, o Centro de Controle de Zoonoses de Lages se manifestou por meio de suas redes sociais, afirmando que dois dos seis animais foram encontrados em uma rodovia pelo fiscal do meio ambiente do município e estão agora sob seus cuidados.

De acordo com a veterinária Fabíola Hedel, o Centro de Zoonoses não é responsável por recolher animais saudáveis, mas sim aqueles com zoonose ou suspeita de maus-tratos. Ela enfatizou que o local será multado até que todos os animais sejam localizados.

— O abandono de animais é considerado maus-tratos e é crime, conforme estabelecido pela legislação brasileira. A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) tipifica maus-tratos a animais, incluindo abandono, como uma prática punível com detenção e multas. O ato de deixar animais desamparados coloca em risco sua integridade física e psicológica, constituindo uma grave violação dos direitos dos animais — explicou Fabíola.

Leia a nota do Posto Peruzzo sobre o caso

“Em relação ao vídeo veiculado na data de 22/07/2024, onde aparecem imagens de animais sendo retirados do estabelecimento Posto Peruzzo. Inicialmente, informam que a medida de retirada dos animais do local se deu em uma condição extrema, em virtude dos mesmos estarem avançando em clientes de forma descontrolada. Também esclarece que antes de ter efetuado a medida extrema de retirada dos animais do local, foi efetuado contato com órgãos municipais que cuidam dos animais de rua, porém sem sucesso para que fossem fazer a retirada destes. Ainda, deve ser esclarecido que a retirada se deu com animais amarrados para que garantisse a saúde e integridade dos funcionários, uma vez que os animais estavam ‘avançando e mordendo’ as pessoas que estavam próximas. Ao final, deve ser frisado que os animais não foram maltratados, apenas foram retirados do local e levados para as proximidades da Ambev, tendo apenas sido deixados lá, para evitar um acidente com um cliente ou pessoa que estivesse frequentando o local, uma vez que estavam extraviados no estabelecimento. Desta forma, resta esclarecido os fatos divulgados, alertando de que antes de qualquer acusação, devem ser apurados os fatos de uma forma responsável, pois o posto Peruzzo vem há mais de 15 anos prestando serviços a comunidade, empregando pessoas e elevando o nome da Cidade de Lages com seu ótimo atendimento, cuidado com os seres humanos, através de seus colaboradores”.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Como pesquisadores encontraram cocaína em tubarões da costa do Rio de Janeiro

Espetáculo da natureza: Lobos-marinhos tiram cochilo em praias de Florianópolis