Funcionários da empresa Gol Linhas Aéreas que trabalham no Aeroporto Internacional de Brasília – Juscelino Kubitschek receberam hoje máscaras para prevenção da gripe suína. Segundo um dos funcionários, que já estava com a máscara, a orientação da empresa foi para que todos os que estivessem trabalhando na recepção dos passageiros se protegessem. A precaução da companhia aérea causou preocupação em alguns clientes. Sandra Santana, que foi embarcar dois filhos para uma viagem ao Rio de Janeiro, assustou-se com a cena.

Continua depois da publicidade

– Isso preocupa muito. Ainda não temos muitas informações sobre a doença e [ver] os funcionários usando a máscara preocupa muito – disse à Agência Brasil.

Já servidora pública Ângela Carvalho decidiu se prevenir contra a gripe suína e optou por usar uma máscara durante o vôo que fez de Belo Horizonte a Brasília hoje, por volta das 11h.

– Foi idéia minha, por prevenção. A gente que vai pegar avião não sabe de onde as pessoas estão vindo. Achei melhor prevenir – afirmou.

De acordo com Ângela, mais quatro pessoas usaram máscaras durante o vôo. A chefe do posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no aeroporto de Brasília, Nilva Teixeira, informou que apenas os funcionários do órgão que fazem a inspeção nos vôos internacionais foram orientados a usar máscaras durante o trabalho. Não há, segundo ela, determinação da Anvisa para que as companhias aéreas façam uso da proteção.

Continua depois da publicidade

– As empresas devem orientar seus funcionários a usarem as máscaras para a segurança do pessoal. Mas não há nenhuma determinação da Anvisa – reforçou Ângela, ao lembrar que ainda não há risco iminente da doença no país.

No posto da Anvisa no aeroporto de Brasília, os passageiros podem encontrar panfletos com informações sobre a gripe suína. Além disso, durante o final de semana, aqueles que tiveram dúvidas podem encaminhar perguntas para o endereço eletrônico cvspafdf@Anvisa.gov.br ou telefonar para o Disque Saúde (0800611997).

Saiba mais no gráfico animado:

Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.

Tire suas dúvidas sobre a gripe suína