Sete funcionários de duas unidades básicas de saúde de Joinville foram diagnosticados com coronavírus nesta semana. Por isso, as salas de vacinação das UBS do Itaum e do Guanabara precisaram ser fechadas nesta segunda-feira (15) para passarem por limpezas mecânicas e os servidores foram afastados para ficarem em isolamento social.
Continua depois da publicidade
Leia todas as notícias sobre coronavírus
As informações foram confirmadas pela Prefeitura de Joinville no fim da tarde de segunda-feira. A limpeza mecânica significa que os lugares onde os funcionários trabalhavam foram vigorosamente esfregadas ao serem higienizadas com produtos de limpeza “do chão ao teto”. As salas de vacinação das duas unidades serão reabertas ao público nesta terça-feira (16).
Recentemente, 15 servidores que atuam no Centro de Vigilância em Saúde, na rua Abdon Batista, no Centro de Joinville, tiveram teste positivo para Covid-19. Da mesma forma, o local foi fechado no dia em que os testes deram positivo e reaberto no dia seguinte, após limpeza.
Na última sexta-feira (12), o Ministério da Saúde divulgou que mais de 83 mil pessoas que atuam na área da saúde já contraíram coronavírus. Os enfermeiros foram os principais profissionais desse grupo a morrer por causa da doença: 42 de 169 mortes (25%). Em seguida, os médicos registram o segundo maior número de mortes pela doença: 18 de 169 (11%). Não foi informada a profissão de 88 dos 169 mortos.
Continua depois da publicidade