Os servidores públicos municipais de Joinville vão ter a primeira parcela do 13º salário deste ano depositada em conta na próxima segunda-feira, quando é comemorado o Dia do Servidor Público. A antecipação foi anunciada pela Prefeitura ontem.
Continua depois da publicidade
Por lei, a primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro e a segunda parcela, até 20 de dezembro.
A medida é uma forma de valorizar o servidor público municipal, segundo o prefeito Udo Döhler (PMDB), mas não é novidade. Em 2011, no governo Carlito Merss (PT), a antecipação já havia sido posta em prática.
Sem precisar datas, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais afirma que a antecipação também já havia sido praticada em outras administrações, como a de Marco Tebaldi (PSDB).
Continua depois da publicidade
A medida também já é praticada há anos pelo governo do Estado aos seus servidores.
Contrassenso
O pagamento desta primeira parcela representa uma injeção de R$ 16 milhões na economia. O dinheiro reflete principalmente no pagamento de dívidas e nas compras de final de ano. Segundo a Prefeitura, a antecipação foi possível com economias feitas durante o ano.
O presidente do Sinsej, Ulrich Beathalter, diz que considera a antecipação da primeira parcela do 13º bem-vinda. Mas alega haver um contrassenso que a Prefeitura anuncie a medida enquanto deixa de pagar o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Ipreville), por exemplo.
– O discurso até o momento era de aperto, de dificuldades financeiras. Não havia expectativa de antecipação. Ficamos sabendo pela imprensa. Mas de qualquer forma, apoiamos a antecipação porque é positiva aos servidores – diz Ulrich.
Continua depois da publicidade
Por meio da Secretaria de Comunicação, o secretário da Fazenda, Nelson Corona, disse que o recurso para o pagamento do 13º é o mesmo do Ipreville e que, como não há dinheiro para os dois, a Prefeitura optou pelo pagamento do 13º.
A justificativa é que ele reflete imediatamente no bolso do servidor e na economia da cidade, enquanto os repasses ao Ipreville são depositados e só sacados com aposentadorias.