Os funcionários da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) estão em estado de greve. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira em Assembleia Geral feita na sede da empresa no bairro Estreito, na região continental de Florianópolis. Ficou definido também que esta condição será mantida até o dia 20 de dezembro, quando uma nova assembleia será feita.

Continua depois da publicidade

De acordo com nota divulgada pelo sindicato da categoria, desde abril os funcionários já fizeram diversas paralisações e assembleias para exigir o cumprimento de acordos coletivos de trabalho. Entre as reclamações, o Sindicato dos trabalhadores do Servidores Público Municipal de Florianópolis (Sinastrem) aponta a falta equipamentos de proteção individual – camisetas, calçados, luvas, bonés, bermudas -, além da falta de caminhões e a precariedade dos que compõe a frota atualmente.

Para o presidente da Comcap, Marius Bagnati, a decisão da categoria foi ponderada e sábia.

– Acredito que ela foi fruto da conversa que tivemos ontem, na qual mostramos para os funcionários que estamos trabalhando na tentativa de resolver os problemas apontados por eles.

Continua depois da publicidade

De acordo com Bagnati, a Companhia conta com seis caminhões novos. Outros três estão com o fornecedor sendo ajustados e devem estar funcionando até a segunda quinzena de janeiro. Além disso, um veículo que será usado na coleta seletiva está recebendo os últimos ajuste e deve ir para as ruas até o dia 15 deste mês.

Sobre os uniforme, o presidente explicou que há 400 camisas no estoque prontas para ser usadas e mais 400 devem chegar em breve. Bagnati destaca que a licitação para 2013 já foi feita, garantindo a entrega dos equipamentos de proteção individual para o próximo ano.