Os funcionários da Celesc decidiram, em assembleia, promover uma paralisação dos serviços nesta terça-feira. Com isso, os postos de atendimento devem estar total ou parcialmente fechados ao longo do dia. O motivo da paralisação, segundo Davi Coelho, diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários do Vale do Itajaí (Sintevi), é a falta de avanço em negociações que tratam do Acordo Coletivo de Trabalho assinado em 2015 e do pagamento da Participação de Lucros e Resultados (PLR) de 2016.
Continua depois da publicidade
Diante da paralisação, a Celesc emitiu uma nota pedindo que os clientes que evitem se deslocar até as lojas, usando, se necessário, o atendimento virtual na Agência WEB do portal Celesc ou pelo Contact Center, com chamada para 0800-480120.
“Por meio desses dois canais, o cliente tem acesso rápido e eficiente a informações tais como segunda via da fatura, pedido de religação, consulta de débitos e outros serviços disponíveis nas lojas”, diz a nota.
Leia abaixo o comunicado da empresa
Continua depois da publicidade
“A Diretoria da Celesc esclarece que os sindicatos que formam a Intercel decidiram por um dia de paralisação, amanhã, 16, por conta da negociação da Participação nos Lucros e Resultados deste ano e pondera que:
=> tem negociado continuamente com os sindicatos de trabalhadores no sentido de achar um bom termo para o fechamento de um acordo;
=> acatou várias sugestões de mudanças em relação à proposta original, fruto destas negociações;
=> flexibilizou algumas questões mas manteve-se firme em outras que considera fundamentais, como o congelamento do valor mínimo a ser pago, igual ao do ano passado, por conta da conjuntura atual;
Continua depois da publicidade
=> mesmo diante desta situação que inspira cuidados e responsabilidade, a empresa não se nega a pagar a PLR, pois entende sua importância no contexto de motivação e reconhecimento dos trabalhadores. Inclusive manteve o formato de anos anteriores, que permite aos funcionários o recebimento de valores maiores de acordo com o aumento dos resultados positivos da Celesc, bem como os acordos de desempenho setoriais;
O pedido para todos os celesquianos é de que haja respeito mútuo durante este movimento, em especial ao direito de todos os trabalhadores de optarem por aderir ou não à paralisação. Sem cerceamento do livre acesso às instalações da empresa e do direito de expressão, de parte a parte.
Assim como a manutenção da obrigação de todos nós no sentido de manter em funcionamento os serviços essenciais, para que os reflexos à população sejam os mínimos possíveis. Assim como aos indicadores de DEC e FEC, fundamentais para a nossa tão importante manutenção da concessão.
Continua depois da publicidade
A Empresa lembra ainda que as lojas de atendimento aos consumidores da Celesc poderão estar parcial ou totalmente fechadas ao público. Por isso, recomenda a seus clientes que evitem se deslocar até as lojas, usando, se necessário, o atendimento virtual na Agência WEB do portal Celesc ou pelo Contact Center, com chamada para 0800 48 0120.
Por meio desses dois canais, o cliente tem acesso rápido e eficiente a informações tais como segunda via da fatura, pedido de religação, consulta de débitos e outros serviços disponíveis nas lojas.
A Celesc reconhece e respeita o direito de livre manifestação dos empregados. Por isso envida todos os esforços por uma breve resolução da situação e solicita aos trabalhadores que mantenham ativos todos os serviços de urgência. Em consideração aos seus clientes e consumidores, faz esse alerta e agradece a todos pela compreensão.”
Continua depois da publicidade
Posição do sindicato
O Sintevi garantiu que os serviços emergenciais estarão mantidos ao longo desta terça-feira. Sobre a PLR, o sindicato afirmou que pede um pagamento linear, ou seja, que a quantidade destinada a esse benefício seja dividida igualitariamente entre os funcionários, e não proporcionalmente ao salário, como é feito hoje. Além disso, o Sintevi afirma que não houve avanço em negociações importante, como no plano de cargos e salários e no pagamento de benefícios para empregados com deficiência.